terça-feira, 17 de janeiro de 2012

HOMENAGEM A MARCOS CAVALCANTI - Gilberto



Marcos Bezerra Cavalcanti, inegavelmente um dos mais expressivos nomes da literatura santacruzense e potiguar, está de parabéns.
Seria impossível dizer em poucas palavras tudo que Marcos tem feito pela cultura regional. Ele respira poesia e vive por ela. Não é à toa que tem sido premiado em outros estados, em concursos de declamação (como locutor e ator ele não deixa a desejar). Não foi por acaso que Nailson fez uma peça homenageando sua obra.
Falar de cultura santacruzense e não falar de Marcos Cavalcanti, é como discorrer sobre Cristianismo sem mencionar Jesus.
No passado e no presente  Marcos figura entre nós como protagonista, digno dos maiores elogios.
É uma pessoa inteligentíssima, útil à sociedade, um homem que se importa com a dor alheia e se esforça para ver outros felizes.
Alguns fazem confusão entre sua pessoa e seu eu-poético, mas pouquíssimos são tão apegados à vida e felizes quanto ele.
Sua conduta diária é uma prova viva de que a moral necessariamente não está atrelada à religião e constitui uma repreensão eloquente à hipocrisia de muitos que lotam as igrejas.
Marcos é um poeta de versos geniais, um artista da palavra que mereceria ser mais conhecido e divulgado em todo o Brasil. A defesa que ele faz da arte e os esforços que empreende para vê-la sempre em evidência fazem dele o maior apologista cultural do Trairi.
É uma honra tê-lo como amigo e como colunista em nosso blog.
Feliz aniversário, Marcos!
Vida longa a você  aos seus familiares.

12 comentários:

  1. Nossos parabens a Marquinhos por tudo o que tem feito em prol da nossa cultura.

    ResponderExcluir
  2. Nossas congratulações a marquinhos que tanto tem contribuído em prol da nossa cultura.

    ResponderExcluir
  3. Faço minhas as palavras de Gilberto Cardoso. Marcos Cavalcanti é uma pessoa decente,exemplo de ética e moral,etc,etc...Fica até difícil descrever as qualidades dele neste pequeno espaço.
    A ele e família, minhas congratulações.

    JOÃO MARIA DE MEDEIROS

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao amigo de longa data Marcos Cavalcanti, o qual, além da sabedoria e do talento que possui, é daqueles poucos que valorizam a essência de cada pessoa, não dando “trela” a picuinhas ou tolices pessoais. Afinal cabe apenas a cada um de nós lidar (em segredo) com nossas picuinhas e tolices.

    Longa vida ao amigo! Aliás longevidade é marca de sua família! Já está no DNA!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao amigo de longa data Marcos Cavalcanti, o qual, além da sabedoria e do talento que possui, é daqueles poucos que valorizam a essência de cada pessoa, não dando “trela” a picuinhas ou tolices pessoais. Afinal cabe apenas a cada um de nós lidar (em segredo) com nossas picuinhas e tolices.

    Longa vida ao amigo! Aliás longevidade é marca de sua família! Já está no DNA!

    ResponderExcluir
  6. Homenagem a Marcos Cavalcanti

    Para Marcos Cavalcanti
    Aqui vão meus parabéns
    Pelo seu aniversário
    E pelo homem também,
    Exemplo de humanidade
    Que dentre suas qualidades
    Está a prática do bem.

    Quantos serviços prestados
    A Terra de Santa Cruz!
    Quantas poesias feitas!
    Com palavras que reluz,
    Com muita capacidade
    Chega ao campo e a cidade
    E é um cidadão de luz.

    Portanto, meu cumprimentos
    Pra você felicidades
    Não só hoje como sempre,
    Siga fazendo bondades
    Como pessoa humana
    Você não se desengana
    E demonstra qualidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os afagos ao grande mestre! Vi no face que seu aniversário é hoje. Cara, que bom que voce existe! Parabéns pelos seus 50 anos! Agora faço minhas as palavras sábias do grande poeta, " Envelheça, mas não fique velho!", pois precisamos muito de vossa sapiência, de vosso caráter e, sobretudo, de vossa amizade! Deus lhe ilumine sempre, GRANDE AMIGO!

      Excluir
  7. Mais um ano que agora é passado
    Adiante vislumbre o futuro
    Recheado de muita alegria
    Com poesia, leitura e muito estudo.
    O que mais aqui posso desejar?
    Saúde com muito sucesso em tudo.

    Cada dia lhe seja desde sempre
    A surpresa, presente, a novidade
    Vivendo intensamente o momento,
    A beleza e a magia da idade.
    Liberto sempre em sua idoneidade
    Com razão definida e bem traçada
    A poesia, dela sempre irmanada
    Nos seus textos, de punho, bem tecidos
    Trabalhados de bom gosto, escritos
    Indeléveis da vida inspirada.

    ResponderExcluir
  8. Parabens poeta, já es imortal.

    Raquel

    ResponderExcluir
  9. Quero agradecer, em princípio, a Gilberto pela livre iniciativa e por ter compartilhado comigo e minha família, alguns momentos deste dia, mas devo dizer que em suas palavras, há um tanto de exagero, subtraindo-os, na justa medida, penso que pintou um retrato verossímil do meu jeito de ser. Agradeço às poesias de João Maria e de Maciel, ambos professores que muito têm contribuído para este blog, para a educação e para a nossa cultura. Os seus poemas agora fazem parte de meu acervo sentimental. Também guardarei com carinho os depoimentos dos amigos Hélio, Teixeirinha, Nailson Costa e Raquel. Saibam que o gesto de vocês tem grande valia para mim. Muitíssimo obrigado.

    Marcos cavalcanti

    ResponderExcluir
  10. Embora atrasado, não poderia deixar de prestar as merecidas felicitações ao nobre amigo Marcos Cavalcanti por mais um ano de vida. Que esta data se repita pelos anos dos teus méritos, que são muitos...

    Que quando tu morreres, num dia distante, teus átomos se transformem em flores coloridas, pássaros cantadores, chuvas para os campos secos..., assim o mundo não verá jamais o fim de tua sina: a poesia.

    Parabéns, amigo.

    ResponderExcluir
  11. PARABÉNS AO MEU GRANDE AMIGO E INTELECTUAL SANTACRUZENSE, MARCOS CAVALCANTI. SOU SEU AMIGO DESDE LONGAS DATAS, SEMPRE PERCEBI NESTE GRANDE HOMEM UM AMOR IRRESTRITO PELA CULTURA DA NOSSA TERRA. MARCOS VOCÊ É SIM, UM IMORTAL DA CULTURA DO NOSSO ESTADO E DO NOSSO PAÍS.
    UM ABRAÇO FRATERNAL E MUTO SUCESSO NA SUA TRAJETÓRIA.FELICIDADE!
    DO AMIGO EDGAR SANTOS

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”