quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O meu amor pela escrita - Joelle Legrand















Desde a minha infância, revelei-me curiosa sobre tudo. Crescendo, meu gosto pela cultura aumentou como uma fome de saber .
Pude satisfazer esta necessidade quase vital pela leitura, pelos estudos, pelas viagens e também através dos meus encontros. No entanto, nunca tinha sentido o desejo de escrever. Em primeiro lugar,não me sentia com capacidade e.... para dizer o quê?
Depois de um sofrimento grande, desses que nos deixam para sempre feridos e frágeis, pouco a pouco, independentemente da minha vontade, as palavras se apresentaram espontaneamente ao meu espirito.Tudo amontoava-se na minha cabeça!
Senti então a necessidade de exteriorizar os meus sentimentos e de pôr palavras sobre meus males. E assim , comecei a escrever!
O que devia ser apenas a expressão pontual de meu mal-estar, tornou-se um verdadeiro prazer!
Escrever é um momento privilegiado comigo mesma que, dirigindo-me aos outros, passo a entender-me melhor. Gosto de escrever agora para melhor viver, mais intensamente, para criar uma relação, receber um eco, para trocar, para ajudar, para compartilhar, finalmente........pra ser amada !!!

10 comentários:

  1. Escritora francesa de minha simpatia...Há pessoas que amamos sem nem conhecer.

    Rita de Cássia

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Joelle, a arte ensina a gente a viver, parabens pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. LINDONETE CÂMARA disse...

    Joelle, a genialidade humana é expressada e vivenciada nas diversificadas artes. Psicologicamente falando, de forma clara e sucinta, a escrita representa a necessidade que algumas pessoas tem para terem um encontro consigo.
    Continue escrevendo e nos presenteando com seus belos textos e essa amável sensibilidade.

    Um grande abraço, amigaaaaaa!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Joelle, não gostavas de escrever e no entanto, hoje você escreve divinamente bem. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Admiro as pessoas que escrevem poesias,prosas ou qualquer artigo. É uma coragem própria de se revelar.

    João

    ResponderExcluir
  6. Escrever é um ato de liberdade da mente onde expressamos nossos pensamentos e nossa criatividade. Por isso quero parabenizar mais uma vez essa maravilhosa escritora francesa por nos presentear com conhecimentos que educam, divertem e informam.

    Luciene Araújo

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente, gostaria de te parabenizar pela tua escrita que realmente me surpreendeu.

    Estou muito feliz e entusiasmada, por estares lisonjeada, com o teu trabalho e também com as palavras de incentivo que estas recebendo.

    Aproveito o ensejo, para parabenizar-te no trabalho de incentivar a escrita, muitas vezes que moram em gavetas escondidos do mundo.

    Escrever é uma arte congênita e faz parte da ideologia do destino. Devemos colocar nossas palavras para serem lidas. Em resumo, já dizia o poeta Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena". E agora, digo: Valeu a Pena!

    PARABENS!!! MINHA CUNHADINHA ADORADA.
    SUA CUNHADA
    ASSUNCAO

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto Joelle. Para mim a escrita é também um ritual de exorcismo, onde nossos fantasmas mais cabeludos se desnudam e esmaecem nas palavras sobre o papel.

    ResponderExcluir
  9. Minha poetisa querida, um beijo no seu coração.
    Ma Poète chéri, un baiser au son coeur.
    Roberto Gabriel

    ResponderExcluir
  10. A França é terra de grandes escritores, por isso e pela sua grande sensibilidade perceptiva, tenho certeza que seremos presenteados com um belo livro.

    Espero ansioso pela publicação.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”