segunda-feira, 4 de julho de 2011

FAÇA SEU COMENTÁRIO! - Teixeirinha Alves




Em um texto recente, o professor Gilberto Cardoso questionava por que alguns
posts interessantes dos blogs (ou da internet, de modo geral) ficam sem comentários.
Aproveito o tema para fazer uma breve análise nesse sentido.
Os comentários feitos às postagens, em especial dos blogs (que têm como
característica primordial o diálogo escritor/leitores), servem de ampliação e
enriquecimento do que foi escrito e de feedback para aquele que escreveu.
Faço questão de acessar a janela de comentários dos blogs, no intuito de elogiar,
acrescentar ou criticar construtivamente o que o autor expõe. Assim estarei dando
relevância ao texto e marcando minha presença como leitor.
Obviamente só comento o que mais me chama atenção. Até porque seria
inviável e cansativo (e hipócrita!) comentar todos os textos, independentemente de meu
interesse ou não por eles.
Fica aqui meu humilde apelo aos leitores (seja de que ferramenta de
comunicação for na web): comentem o que é postado! É a melhor maneira
de “gratificar” aquele que escreveu.
Bons comentários!

Nota:

O texto mencionado por Teixeirinha se encontra em http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=1612364057091464372&postID=2284049490640144269

13 comentários:

  1. Comentem e assinem os seus comentários, isto dá legitimidade e personalidade ao texto, seja ele pró ou contra. Assim se constrói um socieade participativa, inteligente e democrática. Diga não ao anonimato!!

    ResponderExcluir
  2. É cara,vc tem toda razão nesses comentários...Eu gosto de comentar o que me chama realmente atenção e quando estou com tempo suficiente.E,gosto de elogiar,mas também prefiro me calar quando o texto não me corresponde.

    Santos de São Tomé/RN

    ResponderExcluir
  3. Caro teixeirinha, achei interessante a sua observação, e até já comentei esse assunto com alguns amigos, e por incrivel que pareça, alguns falaram que não se sentem encorajados para comentar o texto, apesar de terem gostado,as vezes com receio de cometer algum erro ortográfico ou desagradar o autor.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Marcos! Sua observação complementa perfeitamente o texto (nada de anonimato!).

    Santos, também prefiro calar nas mesmas circunstâncias que você.

    Hélio, é uma pena algumas pessoas pensarem assim. Muitas opiniões interessantíssimas deixam de ser manifestadas por um motivo banal (a ortografia).

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Teixeirinha pelo texto. O comentário no meu ponto de vista, é uma forma de motivar o escritor, o artista, etc a continuar escrevendo mais e mais, funciona como um incentivo.

    ResponderExcluir
  6. Muito bem, Teixeirinha.

    De forma coerente você expressou a relevância dos comentários feitos nas postagens . Reviso até o que disse (que não escrevíamos para receber comentários), pois aos escrevermos o fazemos no intuito de expressar nossas opiniões, sentimentos e interagirmos com o leitor.

    Roberto Flávio

    ResponderExcluir
  7. Teixeirinha,
    Sua percepção é bastante valiosa em relação à importância dos comentários.Concordo com as complementações que fizeram,juntas relatam perfeitamente o bom elogio para o incentivo dos escritores.

    Lindonete Câmara

    ResponderExcluir
  8. Fico felicíssimo por meu texto sobre comentários ter gerado tantos comentários! rsrsrsrs

    Abraço em todos!

    ResponderExcluir
  9. Gosto de comentar,porém,ando meio sem tempo.
    Valeu o bom texto!

    João.

    ResponderExcluir
  10. Francisca Joseni dos Santos6 de julho de 2011 às 12:26

    Boa tarde!

    Gosto bastante de ler e gosto imensamente de ler blogs e noticiários em jornais, na maioria das vezes faço comentários,pois gosto de expor minha opinião especialmente quando acredito que ela terá valia para àquele ou àquela que escreveu a postagem.
    Concordo com Teixeirinha e, muitas vezes as pessoas deixam de comentar com medo de posteriores críticas a forma ortográfica e ao conteúdo postados, como eu tenho dois graves problemas - penso e escrevo rápido; não tenho "simancol" - vou comentando e postando, inclusive quero agradecer à equipe deste blog por aceitar meus comentários, pois as vezes tem blogs que divergem da nossa opinião - ou sou eu que não tenho opinião igual a deles ? - e não publicam meus comentários.
    E, como postou Marcos Cavalcanti, não ao anonimato, temos que ser responsáveis pelos nossos pensamentos e escritos. Gosto de colocar meu nome nos comentários que faço, pois desta forma estou qualificando-o como legítimo e dando oportunidade a quem o ler de saber quem estar expondo a opinião.
    Francisca Joseni dos Santos - Professora

    ResponderExcluir
  11. Acho interessante o comentário, é uma forma de mostrar ao autor que leu o seu texto.

    Fabíola -N. parnamrim

    ResponderExcluir
  12. Sem muitas palavras afiadas como Joseni...ADORO COMENTAR. rsrs

    Rita de Cássia

    ResponderExcluir
  13. O negócio é comentar !!! Robson Eustáquio de Mesquita.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”