terça-feira, 23 de abril de 2024

CORDEL DO HORÁRIO NOBRE DA LEITURA NA ESCOLA - José Acaci

 


CORDEL DO HORÁRIO NOBRE DA LEITURA NA ESCOLA

PORTARIA 760/22.10.2022
Autor: José Acaci

Eu não sou advogado,
não sou juiz, nem bedel,
mas recebi um convite
para botar no papel
um texto cheio de leis
para mostrar pra vocês
no formato de cordel.

Pensei em não aceitar
achando não ter suporte,
porém quando li o texto
tão importante e tão forte,
agradeci pela glória,
pois é um marco na história
do Rio Grande do Norte.

O Secretário De Estado
de Educação e Cultura,
do Esporte e do Lazer,
valorizando a leitura
assinou a portaria
que é de grande valia
à nossa literatura.

A portaria que eu falo
É um-cinco-oito-três (1583)
Que é de vinte dois de junho
De dois mil e vinte e três
Um grandioso projeto
Que com carinho e afeto
Eu vou mostrar pra vocês.

O governo do estado
considerando a estrutura
das leis e dispositivos
da nossa magistratura
assinou a portaria
que é uma grande horaria
ao saber e à leitura.

Essa nova portaria
vai ajustar as bitolas,
incentivando a leitura,
dando pontapés nas bolas.
Vale mais que ouro e cobre,
trata-se do Horário Nobre
da Leitura nas Escolas.

Visando contribuir
com o desenvolvimento
da leitura literária
e incentivar o fomento
à nossa literatura,
a mediação de leitura
é o principal argumento.

Essa portaria diz
que Escolas Estaduais
do Rio Grande do Norte
mudem conceitos gerais,
incentivando o saber,
pra quem não lê, passe a ler,
e quem já lê, leia mais.

Determina que as escolas
escolham semanalmente
um momento da leitura
para plantar a semente
em toda a comunidade
com luz, com seriedade,
e de forma consciente.

Que o incentivo à leitura
ganhe notoriedade
e que esse Horário Nobre
seja uma realidade
simultânea e coletiva,
atuante, forte e viva
em toda a comunidade.

O parágrafo segundo
do seu artigo primeiro
diz que todas as escolas
devem ter no seu roteiro
metas e planejamentos
pra todos os segmentos
da escola, por inteiro.

Todos os turnos da escola,
níveis e modalidades,
devem sentir-se incluídas
nos planos e atividades
que sejam oferecidas
partilhadas e vividas
nas suas comunidades.

O projeto de leitura
deve, portanto, integrar
a proposta pedagógica
com o dever de incentivar;
e deve ter na estrutura
o incentivo à leitura
na Matriz Curricular.

É o incentivo à leitura
mostrado de forma tal
que faça parte de uma
carga horária semanal,
com garra e força e sem tédio
nas aulas do ensino médio
e ensino fundamental.

É importante lembrar
o que diz a portaria:
diz que todas as escolas
devem ter autonomia
pra organizar os cenários
e definir os horários,
combinando horas e dias.

De modo que o Horário Nobre
passe a ser uma prática
que aconteça de forma
regular e sistemática,
melhorando a aprendizagem
e trazendo uma mensagem
social e democrática.

A tarefa deve ser
de toda a comunidade,
de todos os professores
que estão em atividade,
e, organizando a lógica,
a equipe pedagógica
tem responsabilidade.

Em cada biblioteca
o trabalho do regente
tem um papel importante
no cultivo da semente
do incentivo à leitura;
do amor à literatura,
e do saber consciente.

O cronograma do horário
deve ser predefinido
pela escola, e divulgado
pra ficar bem conhecido;
sem causar debilidades
das demais atividades
que se tiver definido.

Para que os estudantes
tenham oportunidade
da leitura literária
em sua diversidade:
contos, crônicas e poemas
textos dramáticos e temas
de bastante qualidade.

Também texto jornalístico,
letras de música e cordel,
além de charges e tiras
complementando o papel,
dentro das faixas etárias,
com ações lúdicas e várias
de um valoroso painel.

O governo do estado
atuou nesse cenário
investindo num projeto
democrático e solidário.
E os livros que a gente ama
vêm através do programa
RN literário.

Os livros utilizados
já foram adquiridos
nas várias feiras de livros,
por muitos já conhecidos.
Já foram comprados antes,
estão em nossas estantes
e só precisam ser lidos.

É importante lembrar
que nas ações regulares
deverão ter escritores
de todos os patamares,
mas em todas as manobras
devem ter algumas obras
dos autores potiguares.

Entre as possibilidades
de incentivo à leitura
o horário nobre deve
propiciar abertura
de espaço a mediadores,
escritores e atores
do cabedal da cultura.

Intervenções literárias
aproximando leitores,
trazendo para as escolas
os artistas e autores,
poetas de qualidade
para que a comunidade
reconheça seus valores.

O projeto de leitura
não deve ter a função
de dar ponto ou de dar nota
ou ser avaliação,
E deve ter na essência
que leitura e paciência
ajudam na educação.

Para vermos nas escolas
palestras de escritores,
apresentações de artistas;
debates inspiradores,
valorizando a cultura,
incentivando a leitura,
vivendo nossos valores.

Tomara, meu deus, tomara,
que essa bela portaria
resulte em belos saraus
de música e de poesia.
E termino agradecendo
Pelo convite e dizendo:
adeus, até outro dia.


Um comentário:

  1. Gilberto. A divulgação desse Cordel é uma uma obrigação, uma necessidade de todos que fazem e amam a cultura.
    Abraço

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