sábado, 13 de novembro de 2021

CONVITE DO ESCRITOR RENAN II

 


O escritor e poeta Renan II de Pinheiro e Pereira, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e participante habitual das coletâneas literárias desta cidade, gostaria de convidar os amigos e demais leitores deste blog para o lançamento dos seus livros mais recentes, “Flagrantes e pessoas” (poesia) e “Confidências na fé” (prosa – ganhador do Prêmio Câmara Cascudo da Capitania das Artes em 2020), que ocorrerá em Santa Cruz, no dia 20 de novembro, durante o jantar de Nossa Senhora das Graças, na capela do Conjunto Cônego Monte, após a novena. Esperando por vocês.

 

Algumas informações sobre as obras:

 


Flagrantes e pessoas:

Segundo livro de poesia publicado do autor (embora seja cronologicamente o primeiro), Flagrantes e pessoas é uma coletânea de sua produção inicial, onde, cultivando formas mais tradicionais como o soneto, ele se dedica a observar e descrever várias pessoas e realidades, desde o amor, a metafísica, a saudade, as dificuldades e mazelas sociais (inclusive "malditos" como prostitutas e indigentes), a natureza e os sentimentos. Poesia às vezes lírica, ás vezes ingênua, mas escrita com a alma (como demonstra o poema abaixo):

 

O dia do padroeiro (fragmento)

 

Se há um dia movimentado

E esperado o ano inteiro

Nas cidades do interior

É o dia do padroeiro.

 

Na alvorada festiva

Que desperta a população

As músicas pela banda tocadas

Transmitem vigor e emoção.

 

Barracas há pouco montadas

Aos peregrinos são oferecidas.

Mercadorias diversas oferecem:

Chaveiros, imagens ou comida.

 

Enquanto funcionários apressados

Desmontam o parque itinerante,

A primeira missa do dia

Acolhe a população orante.

 


Confidências na fé – Conversas com grandes santos da Igreja:

Além de intercessores para quem se pode rezar e conceder pedidos, os santos são, sobretudo testemunhas da ação de Deus, seja através dos milagres que ele realiza por seu intermédio ou pelas transformações que realizam na sociedade por seus atos e palavras. Os textos deste livro foram pensados como diálogos com pessoas que foram importantes para a igreja porque todas protagonizaram movimentos para incluí-las no "Cânon" (daí a expressão canonizar), sendo que em alguns casos esses processos estão no meio do caminho (como Nhá Chica) ou na fase inicial (como G. K. Chesterton). Estes textos foram escritos com o coração aberto, e por isso, rejeitam desde já a pretensão de ser uma obra douta, tratando-se apenas de comunicações entre uma alma menor com outras maiores, esperando, para si e para todos, contar com a instrução e o apoio destas para curar quaisquer dores que venham a nos angustiar.

 

Entre outras coisas, a obra contém “conversas” (no manuscrito, ocasião em que foi premiado pela Capitania das Artes, eram cartas) destinadas a figuras como São José, Nossa Senhora, São João Batista, Santa Maria Madalena, Santa Terezinha do Menino Jesus, irmã Dulce, Madre Teresa – e, obviamente, Santa Rita de Cássia, com direito a uma menção explícita ao santuário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”