segunda-feira, 5 de abril de 2021

DESPEDIDA DE UM VAQUEIRO - Poeta Daxinha





 DESPEDIDA DE UM VAQUEIRO

I

Quero falar de um colega

Uma pessoa excelente

Honrado, sério e disposto

Corajoso e competente

Que na Fazenda Alegre

Era vaqueiro e gerente.

II

Seu nome é José Pimenta

Esse grande amigo nosso

Que com muita habilidade

Zelava de qualquer troço

As amizades eram tantas

Que eu dizer todas não posso.

III

Um dia tomou um plano

De entregar a fazenda

Chamou o patrão e disse:

É bom que o senhor entenda

Que o Sítio do Cabeço

Já garante a minha renda.

IV

Eu ali na Casa Branca

Minha vida não arrisco

Vou trabalhar numa terra

Que dá com qualquer chuvisco

Voou fazer a plantação

Na Baixada no Arisco.

V

O senhor arranje outro

Que eu vou me retirar

E se houve alguma queixa

Peço pra me desculpar

E se precisar de mim

Pode mandar me chamar.

VI

Mas quero fazer-lhe um pedido

Pra não vender meu cavalo

Não vou chorar com vergonha

Mas estou sentindo um entalo

Se Deus me der condições

Um dia eu venho comprá-lo.

VII

E suspirando dizia:

Minha paixão não se acaba

Ali na Serra do Mel

Campeei naquela aba

Lá do Alto do Mocós

Para a Gruta do Quixaba.

VIII

Do Alto do Zabelê

Até o Tamanduá

Da Baixa da Berduega

À divisa do Jucá

E na Lagoa da Onça

Sempre campeei por lá.

IX

Aí Cláudio, muito triste,

Disse: O que posso fazer?

Vaqueiro igual a Pimenta

Ainda falta nascer

E se já nasceu algum

Morreu antes de crescer.

X

Entregou logo a fazenda

Ao motorista Braulino

Que era de confiança

E um coração genuíno

E o gado a Manoel Lulu

Que também não bate o pino.

XI

Pimenta se despediu

E veio embora pra chã

Levanta de madrugada

Quatro horas da manhã

A hora que ele acordava

Com o grito da cauã.

XII

Sai direto pro terreiro

Se senta lá no batente

Olha para o céu e diz:

Oh, meu Pai Onipotente,

Proteja um pobre vaqueiro

Que da luta está ausente.

XIII

Chama Lêle e lhe diz:

Minha velha, eu não mereço

Todo dia eu desço e subo

Todo dia eu subo e desço

Já cansei da caminhada

Do Arisco pro Cabeço.

XIV

Quantas noites perco o sono

E quando durmo é sonhando

Que estou campeando o gado

Dentro da mata aboiando

Essa saudade malvada

Vai me seguir até quando?

XV

Sonho selando o cavalo

Escuto o som do chocalho

Lembro do café gostoso

E daquele queijo de coalho

Que eu comia todo dia

Antes de ir pro trabalho.

XVI

Parece que estou ouvindo

O barulho da perneira

O apito da cigarra

Na casca da aroeira

Ouço o trupé do cavalo

Às vezes escuto o estalo

Da “bage” da catingueira.

XVII

Peço desculpas aos leitores

E também ao companheiro

Me perdoe, José Pimenta,

Se não fui tão verdadeiro

Mesmo assim quero dizer

Se prepare para ler

A volta do bom vaqueiro.

XVIII

Pra falar de Zé Pimenta

Da saída e do regresso

Como a notícia da volta

Vai causar grande sucesso

Da grande satisfação

Dele e do seu patrão

Falarei no próximo verso.


Autor: JOSELITO FONSECA DE MACEDO, o popular Daxinha

07/11/1970


Um comentário:

  1. Que coisa linda!! E que delicadeza com a foto, a deixando colorida!! Mais uma vez, só gratidão, Gilberto!!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”