quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Mericó, Mericós

 Apresentação do livro "HISTÓRIAS mal contadas das terras DE MERICÓ"


Mericó, Mericós

Valdenides Cabral

            Mericó tem o mesmo traçado de quaisquer cidadezinhas do interior: ruas desarquitetadas, pessoas comuns e fatos comuns, cotidiano sem pretensões de sobressaltos, não fosse a presença de alguns moradores a imprimir beleza peculiar ao local.

            Das peripécias do Professor Epaminondas à irreverência de Dona Dodó, passando pelos fuxicos de Biluca e loucuras de tantos outros, a cidade vai sendo mostrada em sua planta baixa para que o leitor construa a planta alta das redondezas e, mais especificamente, da bodega de Seu Felizardo, onde, entre uma lapada de cachaça e outra, giram os assuntos mais inusitados.

            O narrador onisciente constrói o perfil de cada personagem e os adequa aos cenários construído, carregando nos toques de humor e poeticidade, mesmo quando se utiliza do linguajar caipira para dar mais autenticidade às narrativas. Carregando nos arcaísmos de forma e de sentidos.

Diante da fala dos personagens com baixa escolaridade ou nenhuma, contrapõe-se a fala do Professor Epaminondas. De fato, há um equilíbrio entre a norma culta, proposta pelo narrador e pelo Professor Epaminondas e os falares das demais personagens. Isso posto, observamos que as narrativas procuram imprimir valores poéticos aos falares caipiras, de modo que o leitor irá perceber “o impasse criado pelas desigualdades de fundo da vida social e da multifacetada cultura brasileira, num movimento de incorporação simultânea de termos heterogêneos e numa síntese de profundo significado humano e político. (PELLEGRINI, 2004, p. 136)

            Por essa razão, convido o leitor a se deixar envolver por essas personagens, a se reconhecer em alguns episódios, a humanizar-se com cada um deles e ser desajuizadamente feliz, igual a Eudóxia, ter acesso de fúria com Epaminondas ou a curiosidade de Biluca. De resto, é ler e se encantar com os Mericós, essas terras múltiplas vivificadas e muito bem contadas por Aldenir Dantas, Digo, Epaminondas, digo, narrador.

Recife, 16 de novembro de 2020.



Adquira o livro de Aldenir Dantas em versão digital ou impressa no seguinte endereço:

https://www.editoraviseu.com.br/pt/livros/2222/historias-mal-contadas-das-terras-de-merico/











Um comentário:

  1. Quando comecei a ler a apresentação do Livro Histórias mal contadas das terras de Mericó, do meu amigo Aldenir Dantas, fui levado por um texto enxuto da professora Valdenides Cabral. Além do texto envolvente, fui percebendo que os nomes dos personagens são inspiradores, bem escolhidos, e só poderiam ter vindo da mente brilhante de Aldenir. Parabéns à professora e ao autor pelo presente à nossa cultura.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”