quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Morte do poeta Letácio Pereira - Nota de Pesar


Nós, da APOESC (Associação de Poetas e Escritores de Santa Cruz) comunicamos o falecimento do senhor Letácio Pereira, conhecido poeta da cidade. 

Nasceu  em Santa Cruz, à rua Dr. Elói de Souza, aos 25 de dezembro de 1935. teve como primeiros educadores: Dona Santinha Marques, Dona Elisete Pessoa, Nenen Galdino e Terezinha Cury. Ingressou no curso de admissão do Grupo Escolar Quintino Bocayuva em 1940, recebendo o seu diploma em 1945;  cursou no Ginásio Comercial todo o 2º grau e em seguida foi trabalhar com seu pai, o então tabelião João Ataíde Pereira, sendo nomeado em 1957, ajudante de Cartório. Por vários motivos óbvios, permaneceu no atual cartório, vindo aposentar-se pelo mesmo ofício na década de 80. 

Letácio foi membro da ASPE e participou de várias antologias, dentre elas Santa Prosa em Cruz e Verso, em 2004. Também teve poemas seus publicados em jornais da cidade.

Nas palavras do poeta e historiador Edgar Santos "A cultura literária perde um excelente e lírico poeta." 

Apesar da pouca saúde, era uma pessoa carismática, dotada de inegável inteligência e de coração generoso.

Nosso sincero pesar à família do poeta.


O  POETA  E  O  MAR (Autor: Letácio Pereira)


Certo  dia  eu à  beira  do velho mar
Contei  minhas  dores  a  quem  sofria
Entre  grande  barulho  a  rugir a vagar
Atentamente  me olhava  e  me  ouvia
           
Contei  meus  amores,  que  tinha  a  amar
E muito sério  a  continuar  mui  rugia
Contrariando  o  tempo  e  sem  parar
Sem  amor  e  sem  ninguém  ali  gemia

Conversando ali  aquele  dos  seus  amores
Confessou-me  que  os  não possuíam
Que  apenas  amava as  belas  flores...
           
Fui  saindo de  sua  orla  pensativo
Pois o  poeta  e  o mar  não tinham
Somente  do  grande  Deus  ser cativo!

++++++++++++++++++++++

EVANGELHO DAS SELVAS


            Carlos, após sua rápida refeição bem cedinho um pouco de leite, um napo de pão, era apenas isso; Cinco  e meia da manhã e o poeta Carlos apanhava um caderninho e também um lápis, costumava levá-los consigo, e ainda um livro como hábito seu.

            Caminhando pelas calçadas, rumava em direção ao poente, muito embora o sol estivesse no nascente; daí em diante aquele poeta, de costumes rudes, que poderíamos até chamá-lo poetaço, dobrava à primeira esquina, rumava e dobrava a esquina seguinte, redobrando simultaneamente mais uma.  Aproximava-se do Arrabalde da cidade e daí o perímetro urbano (início do matagal) avizinhando-se do matagal, daí adentrava a selva, e abandonava à zona urbana.

            Porém Carlos, nosso personagem, tornava-se “anfitrião” do “Campinas”, pássaro que o maravilhava o qual sempre àquela hora cantarolava em meio  a grande árvore; Quando ele  o escutava em repetidas melodias por três vezes seguidas, saciava o seu desejo matutino e, daí caminhando novamente à selva.  Chegando mais ou menos três quilômetros mata adentro, parava – E logo puxando o seu lápis e seu caderninho e também seu livro inexplicável, encostava-se em uma das variadas árvores, - como fazia antes ao seu “Campinas”.  E por várias  horas estando a meditar, movia-se com gestos ensaiados – como a  reclamar a falta de alguém.

            Balbuciando, talvez alguns versos de sua autoria ou improvisos.  Após esses monótonos gestos e palavras imperceptíveis, isso, ininterruptamente.  Dir-se-ia que nosso personagem fazia juras e perjuras a alguém mui amada, que perdera no caminho da existência...  Carlos, encostado na árvore de sua preferência,  meditava  mais uma vez um quarto de hora;  Daí ansioso inicia o retorno a cidade; volta pensativo por não ter de muitas, mais uma vez, sequer, visualizada em sua personalidade, sua amada.

            Nosso Carlos, retorna em passos cadentes pela mesma trilha, que sempre o leva todas as manhãs.  Quando aproxima-se da cidade, o barulho toma todo seu interior – e o “Evangelho das Selvas” deixa de possuí-lo  na mente e na alma.  Carlos, chega novamente ao casarão e daí em diante o “Evangelho das Selvas”, o que o traz e o leva nas ruas da cidade.           



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”