quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Poeta Valdeilson Ribeiro - Uma autobiografia


Sou Valdeilson Ribeiro, filho de Francisco Ribeiro Sobrinho e Maria Das dores de oliveira, nasci em Santa Cruz cidadezinha do interior do Rio grande do Norte, no dia 28 de junho de 1984. Mas cresci no Distrito Serra da Tapuia, zona rural do município de Sítio Novo/RN. Sou o 11º filho de uma família numerosa de 14 irmãos, o que refletia também no tamanho das dificuldades, no entanto, o orgulho que temos da grandiosidade dessa família sempre foi multiplicada, uma junção de amor, união e respeito, que até hoje guardo com carinho de uma infância bem vivida, da casinha de taipa, do fogo a lenha, da luz a gás, dos pés de umbuzeiro e cajueiro das brincadeiras no campinho de bola com os amigos da cultura e do povo simples e hospitaleiros da minha terra.
Sempre vivi no ambiente harmonioso que me dava amor e me incentivava a leitura; desde criança ouvia meu irmão Valderi Ribeiro fazendo versos e ficava imaginando: será que eu consigo fazer igual? Aos 9 anos comecei a ler e a brincar com as palavras; nos primeiros anos da vida escolar sempre me destacava pelos versinhos declamados nos eventos da escola. Isso foi me motivando a sonhar em ser um poeta.
Em um belo dia comecei a fazer uma brincadeira com versos zombando de um amigo da escola que tinha perdido uma namorada, e depois de pronto a galera aprovou; daí pra frente fui aprimorando e me apaixonando por literatura de cordel. Tudo que eu criava era aplaudido e, percebendo este dom, fui escrevendo e guardando. Queria ir
mais longe nas minhas imaginações.
Aos 18 anos vim morar em São Paulo – SP, em busca do meu sonho e de melhor qualidade de vida. Deixei minha terra, mas nunca me esqueci das minhas raízes. Foi na minha terra natal que encontrei a minha amada Letícia, onde me casei e aqui construí uma família maravilhosa. Tenho um casal de filhos lindos: Vívian e Guilherme. Além da poesia, a família é a razão do meu viver e a minha inspiração na arte de criar os meus versos.
Uma peculiaridade minha é que após sair da casinha onde minha mãe criou seus 14 filhos, meu irmão mais velho precisou vender a terra juntamente com a casinha em que nasci; eu fiquei tão triste que desde então, nunca mais eu tive sonhos morando em outro lugar, ou até mesmo hoje morando em São Paulo todos os meus sonhos são vivendo lá naquele pedacinho de chão, revivendo cada momento, reencontrando amigos, brincando nos lugares que brinquei, como se o tempo não tivesse passado, é como se minha alma tivesse ficado aprisionada naquele passado tão precioso que vivi.
Apesar da distância, continuei mantendo contato com meus amigos de infância e um dia liguei para um grande amigo que mora na capital Potiguar, e ele me deu a ideia de criar uma página na Internet para divulgar o meu trabalho.
Lembro que ele me disse: Cara, o que você faz é arte, e arte tem que ser divulgada. E assim fiz. Hoje eu tenho mais de 70 trabalhos, alguns publicados e outros em arquivo pessoal. Criei uma página na Internet onde eu divulgo meus poemas e vídeos e de poetas regionais. Quem quiser conhecer faça uma visita no Facebook, a Página chama-se “Um Poeta Potiguar.” Tenho também um Canal no YouTube onde também divulgo meus poemas. Minhas publicações são bastante aceitas pelos leitores com visualizações que passam de 80 mil nas duas plataformas. Os trabalhos mais procurados pelos meus seguidores são: “Telexfre e o Poema: Um sonho rachado ao meio”, “Uma carta em Poesia para meu falecido pai” e “Os valores da cultura Potiguar”.


Raimundo Valdeilson Ribeiro Dantas
Facebook, Um Poeta Potiguar, contato pelo telefone (11)
964469926

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”