sexta-feira, 11 de outubro de 2019

A IMPORTÂNCIA DO LER - Washington Ribeiro


Mesmo consciente da redundância, preciso enfatizar que "o ler" é o exercício que treina a mente para se ter maior compreensão da vida como um todo:  maior poder de decisão; capacidade crítica; percepção; entendimento; rapidez de raciocínio; guina o vocabulário; é o ampliar do leque de idéias em áreas "diversas", inclusive "de versos".

Comecei a ler, bem cedo, revistas em quadrinhos. Não era fácil, na época (meados dos anos 80), ter acesso a exemplares e isso era um fator que impossibilitava uma possível sequência na leitura. Por muitos anos oscilei a prática. Meados dos anos 90 comecei lecionar; esse meio me levou a pesquisas para um melhor desempenho da função; então, passei a ser mais frequente no ler. Em meio essa busca de informações, no final dos anos 90, me encontrei com livros de poesia e me encantei. Passei a viajar, deslumbrado, em poemas de Ferreira Gullar, Fernando Pessoa, Gonçalves Dias; um pouco mais tarde, Pablo Neruda, Olavo Bilac dentre outros... 

Eu, como um amante da "Arte das Boas Palavras", naturalmente, como descrevi, norteei-me para o lado da poesia, onde, talvez, por incidência, passei a entender ainda mais a necessidade da leitura. O poeta Ferreira Gullar, certa feita, falou que "todo leitor de poesia é um poeta inédito", talvez, o meu caso. Tornei-me poeta e, sem que precise, exalto a leitura como sendo algo imprescindível às minhas singelas criações desde a formulação de uma ideia até sua promoção a poema. A poesia é um gênero literário que se encaixa bem em nossas correrias diárias.

Exemplo: se reservarmos 15 minutos por dia para lermos um poema, (um cordel)... Em poucos dias teremos lido um livro, ("um maço de cordeis") ... Em pouco espaço de tempo teremos um bom repertório de livros lidos.

Além do mais é cientificamente provado que a leitura de poesia nos torna pessoas melhores... Pelo fato de, quando lemos poesia, ativarmos o lado direito do cérebro (lado crítico, criativo...), onde ficam armazenadas as imagens autobiográficas, nos remetendo a uma maior valorização das raízes, aguçando a sensibilidade... passamos assim a sermos mais agradecidos e a gratidão é o antídoto que quebra as partículas de tristeza que, por ventura, estejam instaladas em nossas mentes, por conseguinte nos proporcionando sermos pessoas mais felizes. 

Os livros de poesia me fascinam; me fazem abrir a porta e adentrar, habitar outros planos, lugares, mundos... o mundo da poesia; me fazem mergulhar no mar de realidade e ilusão da leitura poética; me levam a imaginar coisas que nem imagino; é um despertar extraordinário ao permanecer em sono profundo no leito macio e aconchegante da leitura.

Me encanta o permitir-me ser, mas, não ser, ou visse e versa, só por caber
na leitura e facilitar essa viagem mágica.

Uma caminhada diária lado a lado, de mãos dadas com a leitura faz uma diferença imensa em nossas vidas. Não percam a oportunidade.


Barcelona - RN, 11 de outubro de 2019.

9 comentários:

  1. Excelente texto, poeta Washington Ribeiro. Que milhares o leiam e se tornem interessados pelos livros e pela poesia como você.

    ResponderExcluir
  2. Que assim seja! Fico feliz por aprovação. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Excelente!
    Você me instiga a ler mais amigo,parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Que bom! Imensamente feliz por esse despertar... que é nosso intuito principal. Objetivo sendo alcançado... Só gratidão.

    ResponderExcluir
  5. Texto interessante demais,parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto. A leitura é um abertura de mente e de portas.

    ResponderExcluir
  7. Sinto-me lisonjeado pela forma carinhosa que foi abraçado meu singelo texto. Feliz pelo espaço concedido e por acrescentar a requintada página. Gratidão extrema... Forte abraço à todos!
    Washington Ribeiro
    Email: washingtonribeiro76@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Ler para mim é a ciência do conhecimento,uma pessoa com conhecimento se torna poderosa, respeitada e admirada. Parabéns amigo es um homem com um vasto poder mental.essa é minha singela opinião.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”