sexta-feira, 12 de novembro de 2021

AO CRONISTA HERALDO LINS - Nailson Costa



O Blog da APOESC, dirigido pelo escritor e poeta Gilberto Cardoso, tem essa missão: divulgar as obras dos artistas da palavra escrita de nossa região. Muita gente boa aqui publicou e publica suas crônicas, contos, resenhas, artigos, poemas... muita gente aqui lê, comenta, interage e contribui para a visibilidade e dizibilidade do bom, do belo e do bem. 

Mas eu, que de vez em quando lá posto algo meu, sentia a falta de alguém, um alguém muito bom que estava calado, meio que esquecido, não por nós, seus admiradores, mas esquecido por ele mesmo. Estava faltando um excelente escritor, que também é músico, artesão, mamulengueiro... estava faltando o autor da impagável crônica “A Escrita fala da Fala”, faltava ali Heraldo Lins, com seu estilo leve, solto e bem humorado, estilo fácil de botar nas palavras escritas o como ele vê o dia, as pessoas, os objetos, o tempo, o espaço e a vida. 

Heraldo, como poucos, sabe ser refletivo, irônico, sarcástico, encantador e agradável dentro daquele seu mundo de contação! A sua literatura é mágica, grande demais para caber num espaço mínimo de caracteres, mas cabe; a sua literatura é marcante e duradoura, inversamente proporcional ao tempo da leitura do leitor, que lê, se encanta e não se aborrece; na verdade, Heraldo Lins nunca esteve ausente no hall de nossas melhores obras, simplesmente porque ele sempre esteve entre nós; Heraldo nem precisaria de meu convite para servir-nos com o seu fazer literário. Heraldo esteve, está e estará sempre nos olhos da capa de nossos livros. Obrigado, meu amigo, por nos conduzir ao mundo de sua bela arte!

Para ter acesso aos textos de Heraldo Lins, clique em 

http://apoesc.blogspot.com/search/label/Heraldo%20Lins 






4 comentários:

  1. Ótimo texto, Nailson! Digno de ser adaptado para o prefácio ou apresentação do esperado livro de Heraldo Lins. Como aconteceu com você, que enriqueceu nosso blog anos a fio com suas crônicas e depois, por incentivo dos leitores, as entesourou na excelente obra Conto Crônicas com Dó Maior, o mesmo deverá ocorrer com as postagens de Heraldo. Somos gratos aos dois por escolherem nossa página. Isso muito nos engrandece e decerto agrada aos leitores. Abraços. - Gilberto Cardoso dos Santos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado a Nailson e Gilberto por estarem sempre comigo nessa luta divertida que é escrever e ser lido. Nailson sempre foi e sempre será meu amigo de longos bate-papos, e agora quase que, diariamente, entro em contato com Gilberto para debatermos sobre determinados autores e obras. Cada qual com seu igual, e nada melhor do que se igualar às pessoas que pensam. Fico honrado e muitíssimo feliz com o reconhecimento de Nailson e Gilberto. Hoje ganhei o dia. As palavras de incentivo valem muito, e isso só vem a acrescentar a vontade de continuar marcando presença neste espaço. Próximo dia 16 de novembro de 2021 estarei completando um ano de participação mais ativa aqui no Blog. Espero estar sempre com disposição para acrescentar algo de bom por aqui. Um abraço a Nailson e Gilberto e a todos que, mesmo de forma silenciosa, apoiam-me nesse trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Boa análise sobre a vida e a obra de Heraldo Lins, grande artista, polivalente, da "Terra da Música", de Tonheca Dantas, de Felinto Lúcio, dentre tantos outros.

    Nailson Costa, como sempre, muito justo e um incentivador dos artistas da nossa Terra.

    Heraldo Lins também. Fui um dos que foram "beneficiados" pelos incentivos dos dois. Aliás ,dos três. Ia me esquecendo de Gilberto Cardoso, que tem nos dado um mar; não um mar, mas um oceano de oportunidades.

    João Maria de Medeiros Dantas

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”