terça-feira, 26 de outubro de 2021

HOMENAGENS POÉTICAS A ANTÔNIO FRANCISCO


Poema para Antônio Francisco


A musa poética Bateu-me no intento E a flor da poesia Lavrou-se em meu ser Fazendo eu pegar Depressa na pena Buscando um poema Sentindo prazer Com o peito pulsando por essa magia Que aguça o poeta tentar escrever.
Os tons mais diversos Dos versos que escrevo Galopam no prado Ligeiro corisco Percorrem planícies Das folhas em branco Sobre elas deixando Traçado o meu risco Juntando as palavras escrevo um cordel Pra o mestre dos mestres Antônio Francisco.
Antônio Francisco Teixeira de Melo Bem mais que poeta É própria poesia Um vate que sabe Brincar com palavras E faz dos seus versos Seu pão e alegria Semeia seus versos de forma sublime Um mago perito na sua magia.

De fã para Mestre Escrevo estes versos Com muita humildade Tentando expressar Por este poeta Meu grande respeito Direto e certeiro Sem pestanejar Qual quem diz olhando no fundo dos olhos O quanto que admiro o poeta do mar.

Poeta do mar Do chão Mossoró Também um poeta Que canta o Sertão Poeta da noite Poeta do dia Que voa qual ave De arribação Levando os seus versos a todos lugares Plantando esperança com muita emoção.
Com todo respeito Lhe digo poeta Que muito me inspira Ouvir cada verso Na voz estridente Bradando justiça Voraz enfrentando A qualquer adverso Sem nunca parar de sonhar um segundo De ver a justiça reinar no universo.
É sempre uma honra Estar ao seu lado Ouvir os seus versos Pra me abastecer De fé, humildade De amor e justiça Sonhar ver no mundo A paz florescer Tirando do peito de cada pessoa A triste ganância que tira o prazer.
Voando nas asas Dos sonhos mais puros Levando às pessoas Com muita destreza A sua poesia Repleta de alento No vento espalhando Magia e beleza Propondo uma vida de mais sintonia Dos seres humanos com a mãe natureza.

Quem ouve em seus versos O quanto a mãe terra Tem sido agredida Depressa se assombra E assim cada ser Que tem sentimento Deseja um planeta Repleto de alfombra Pra que no futuro não tenha ninguém Pedindo um vintém de “uma esmola de sombra”.
Renova a esperança Ouvir sua voz Dizendo poesia Com todo vigor Pedindo às pessoas Que se por acaso Alguém encontrar “A dose de amor” Derrame no peito da humanidade Com fé e bondade seu puro sabor.
Em tom de galope Mostrando os contrastes De quanto o progresso Caminha insensato Por sobre a natura Passando cimento Erguendo concretos E nesse vil ato Matou as belezas da mãe natureza De “um bairro chamado Lagoa do Mato”.

Fazendo esse alerta Que o nosso planeta Vem cada momento Virando carvão Que nós precisamos Ouvirmos “a voz Do Papa Francisco” Com muita atenção E os gritos da terra que geme de dor Nas garras vorazes da devastação.

Poeta o senhor É o mais forte exemplo Que sempre alimenta O sonho profundo De todos buscam Por meio dos versos Achar harmonia No gosto fecundo De andar semeando cordéis e colhendo Respeito e amizade por todo este mundo.
A voz de denúncia O grito de alerta Cantar de justiça Versar de bonança Rimar de humildade E o metrificar Do sonho de um mundo Com plena aliança Cordel que penetra na mente da gente Desperta pra luta e renova a esperança.
Por isso que levo No meu matulão De sonhos, seus versos Onde quer q’eu for E nunca me canso De sempre exaltar A sua poesia Com todo vigor E assim repassando tão belas mensagens Plantando as sementes de fé, paz e amor.
Agora eu preciso Fechar meu cordel Mas outra verdade Ainda me arrisco Falar quanto adoro Viver neste chão Rio Grande do Norte Nasci neste aprisco E o que mais me orgulha de ser potiguar É ser conterrâneo de Antônio de Francisco.
Edcarlos Medeiros Caicó/RN, julho de 2017.









O SEGREDO DO BORNÓ DE CHICO DE DONA NIRA


Andava pelo Sertão 
Um senhor muito contente
Riscando a face do chão 
Num camelo de corrente.
Muito esperto e corajoso
De coração caridoso
E um sorriso encantador,
Pedalava todo dia
Nas trilhas da poesia
Compondo versos de amor.

Falava do mel da flor
Da brisa da noite fria,
Do carão e do condor,
Da cobra engolindo a jia...
Nos olhos da liberdade
Fotografando a verdade
Nos cenários da beleza,
Guardava todas imagens 
Pra fazer novas viagens
Versando a mãe natureza.

Quando a noite deletava 
Os raios da luz do sol
E a pasta do breu pintava
O tecido do arrebol,
Esse nobre cordelista
Deixava a brita da pista
À procura de um abrigo,
E a cada nova paragem
Colocava na bagagem
O abraço de um novo amigo.

Um bornó que transportava
Transpassado no seu peito
De longe se destacava
Colorido e tão bem feito.
Nem a mais bonita renda 
Ou recorte de fazenda 
Disputava com seu brilho,
E Chico de Dona Nira 
Laçado por sua embira 
Carregava-o como um filho.

O bornó fazia parte
Das feições dessa figura,
Que mascava o pão da arte
E mastigava cultura.
Mas no vão dos deletérios 
Surgiram muitos mistérios 
Por onde Chico passava, 
Pois todo mundo pedia
Mas Francisco nunca abria
O bornó que carregava.

Alguns diziam com medo
Que Chico levava um carma
Ou que seu grande segredo
Na verdade era uma arma.
Disseram que era um feitiço 
Que o bornó era um caniço 
Costurado no seu couro,
E o "véi" Mané Cavalcante
Espalhou que o viajante
Levava um pote de ouro.

Mas ninguém sabia ao certo
Os segredos do bornó, 
E Francisco, muito esperto
Não dava ponto sem nó. 
O bornó nunca largava
Nem quando se agasalhava 
Em qualquer pé de parede,
E usava seu companheiro 
Como um simples travesseiro 
No chão, na cama ou na rede.

Mas um dia de passagem
Nas terras de Pau dos Ferros,
Onde a forma da coragem
Produz no seu povo, aferros.
Francisco de Dona Nira
Aprumou a sua mira
Pra casa de um vate grato,
Que nos campos da cultura 
Plantou sua assinatura 
Como Robson Renato.

Esperou que o véu da noite
Ofuscasse a claridade
E nos braços da pernoite
Deu voz para a liberdade.
Chamou Robson, Miguel,
Natália trouxe um cordel
E os quatro com harmonia,
Vararam a madrugada
Daquela noite estrelada
Recitando poesia.

Era Chico declamando
E o bornó do mesmo jeito
Vez por outra, já chorando
Aperrava-o contra o peito, 
Com dores nas expressões
E flores nas emoções 
Notava-se que a saudade,
Forjava cada delírio 
Daquele triste martírio 
De dor e fidelidade.

Derrepente, sem censura, 
Uma pergunta surgiu
Daquela boquinha pura
Que ao mestre se dirigiu,
Pois João Miguel, desde cedo
Imaginava o segredo
Daquele bornó tão lindo,
E disse de uma vez só:
O que tem nesse bornó?
E Chico falou sorrindo.

Não trago um pote de ouro,
Brilhante, prata ou marfim,
Meu verdadeiro tesouro
Reside dentro de mim.
Não carrego nenhum carma
Nem guardo porte de arma
Feitiço, praga ou magias,
Levo o cheiro da paixão 
Da rosa da inspiração 
Pra todas as poesias.

Pois nas pontas dessa embira
Carrego nesse bornó,
Saudades da minha Nira
Que ficou em Mossoró. 
Nessa vida itinerante 
Sem querer, sou relutante
E não sei ficar parado,
Pedalando o mundo inteiro
Por mais que mude o roteiro
Meu cantinho está guardado.

Aqui levo um vestidinho
Da minha eterna princesa,
Perfumado com carinho
E adornado de beleza.
À noite, quando me deito
Forro a cabeça, me ajeito 
Pra sentir o cheiro dela, 
E no sono mais profundo
Trago Nira p' o meu mundo
Numa viagem tão bela.

Já falei, caro Miguel
Da minha paixão ausente,
Mas antes de outro cordel
Quero lhe dar um presente.
Francisco se aproximou,
O seu bornó, retirou
E num gesto camarada,
Disse: tome esse bornó 
Que eu vou já pra Mossoró 
P' os braços da minha amada.

E partiu cortando o vento
Pedalando na saudade,
E sem descer do assento
Chegou na sua cidade.
Já no Jardim da morada
Avistou que a namorada
Cuidava das plantações, 
E ao lado d' um limoeiro
Um abraço verdadeiro
Juntou os dois corações. 

Robson Renato




Antonio Francisco Teixeira de Melo 

Poeta da vida, versejo do amor,

O bálsamo puro na face da dor,

Bornó, camiseta, calção e chinelo.

Galope, sextilha, mourão e martelo,

Café sem açúcar, cachaça no bar,

Risada incontida, com Nira, seu par,

Primeiro pra todos, avô de Segundo,

O maior poeta de todo esse mundo

Nos dez de galope na beira do mar.


Robson Renato





 Ao meu Compadre Antônio Francisco

Jadson Lima

Meu mestre de vida, de versos, de sonhos

Ser iluminado, Mestre da poesia

Meu ser se agiganta com sua magia

E os seres se tornam bem menos tristonhos

Os rostos felizes demostram risonhos

A felicidade que é te encontrar

Apertar a mão, poder abraçar

Dizer ao infinito da sua grandeza

Da alma simplória e da chama acesa

NOS DEZ DE GALOPE, NA BEIRA DO MAR.


Poeta do mundo, monge do cordel

Papa da beleza que bota na rima

Versos que elevam nossa autoestima

Transpassa pra vida o que escreve ao papel

Poética firme, doce feito mel

Querendo com versos nos orientar

Ser humano incrível, bondade sem par

Homem de caráter, bondade e respeito

Que DEUS lhe moldou assim quase perfeito

NOS DEZ DE GALOPE, NA BEIRA DO MAR.


Menino prodígio de Dona Pedrinha

Espírito puro que faz o que escreve

Cabeça não para, tem o corpo leve

Bota o mundo inteiro em cima da linha

Meio dia dorme e sempre a noitinha

Toma seu café, mas sem adoçar

Que o doce da vida, não pode amargar

A vida da gente precisa de brilho

E eu, meu compadre, me sinto seu filho

NOS DEZ DE GALOPE, NA BEIRA DO MAR.


A tua grandeza é linda, infinita

E a minha menina ainda não sabe

Que a gente te ama e esse amor não cabe

No peito da gente, por isso é que grita:

Antônio Francisco tem alma bonita

E ele é bem maior que o seu versejar

Seu jeito de ser sabe contemplar

A simplicidade que vive na gente

E DEUS já sabia, que ele era um presente

NOS DEZ DE GALOPE, NA BEIRA DO MAR.


Mina de tesouro, fonte inesgotável

Solo tão fecundo de simplicidade

Um mar de doçura cheio de humildade

Ser humano puro, homem admirável

Seu jeito de ser, sempre incomparável

Erguendo a bandeira pra nos levantar

Ensinando a todos a forma de amar

Com a fé no peito e alma completa

Dizendo pra nós o que é ser poeta

NOS DEZ DE GALOPE, NA BEIRA DO MAR.


Meu verso te exalta, por ser quem tu és

Minha poesia, sem ti não é nada

Guerreiro sem lança, sem faca ou espada

O escudo é o verso, de sete ou de dez

Dedos livres, soltos, não exibe anéis

Que sua medida, não sabe contar

Só DEUS, que o criou, pode calcular

Se é uma vertente, se é uma fonte

Se é o céu, o mar, se é o horizonte

NOS DEZ DE GALOPE, NA BEIRA DO MAR.


Jadson Lima



POEMA AO MESTRE

Adriano Bezerra

O mestre Antônio Francisco
É fonte de inspiração
A sua essência poética
Na minha imaginação
É forjada nas batidas
Que dá o seu coração.

Seus versos têm a beleza
Dos campos verdes floridos,
Têm a pureza dos bichos,
O aguçar nos sentidos.
Têm o mistério dos seres
Dos reinos desconhecidos.

Têm a magia das fadas,
O encanto das sereias,
O segredo dos duendes,
A força das luas cheias.
Têm a destreza dos elfos,
Centurião das aldeias.

Tem a alma dos poetas
Vagando em suas artérias,
O embalar dos poemas
Acalentando as matérias,
Saber de milhões de Antônios
Saltando de seus neurônios
Sem dormir nem tirar férias.



Estrofe de Davi Lima


Antônio Francisco, meu mestre maior
Que tem um sorriso de orelha a orelha,
Plante no meu peito mais uma centelha
Pra quebrar o ego de quem é pior.
Fantástico vate, lá de Mossoró
Que veio ao mundo pra poetizar,
Na orquestra da vida veio harmonizar
O peito de quem cancela o viver
Avisando aos tolos que para colher
Antes do sucesso, precisa plantar.















Um comentário:

  1. "ESPECIAL ANTÔNIO FRANCISCO"...
    Uma poesia mais linda que a outra!! Esse mega artista merece todas as homenagens!!
    Parabéns a todos os envolvidos, ao blog e ao ícone Antônio Francisco!! ❤️

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”