quarta-feira, 14 de março de 2012

O QUE É A POESIA? - Gilberto Cardoso dos Santos

Perguntaram ao poeta Manoel de Barros: O que é a poesia? Ele respondeu: “Poesia é a virtude de ser inútil.” e acrescentou: “Há várias maneiras de dizer nada. A poesia é uma delas. Em uma das raras entrevistas que concedeu, Manoel de Barros  disse que noventa por cento do que escreveu foi inventado, só dez por cento é mentira.
Com o aval de Manoel acrescentaríamos: A poesia é este algo inútil tão útil à humanidade. A poesia dá ao homem a oportunidade de ver o mundo e os seres por ângulos diferentes e até inexistentes. Empresta e arranca das palavras sentidos que causam espanto. O poeta recicla a linguagem comum, converte sons ordinários em notas extraordinárias.  É um dizer nada de maneira encantadora. É um falou e tudo se fez, um chamar as coisas que não são como se fossem. A poesia é uma subversão da gramática e dos sentidos:  o poema passarinha (grande Quintana) sobre os obstáculos que a linguagem bem comportada impõe. “Escreve-se para chegar ao nada”, disse Autran Dourado. A poesia é um inutensílio, no dizer de Leminski.
Em nossa rádio online, procure a faixa Assaltaram a gramática, na qual o poeta Wally Salomão fala de poetas e da poesia.  
Enfim, feliz Dia da Poesia, leitores e poetas, para quem todos os dias é dia de poesia!


Vejam um pouco do documentário premiado sobre Manoel de Barros:


Para ver mais:

3 comentários:

  1. A poesia é um mar de águas claras
    que tem encantos e maravilhas infinitas
    é a vertente desmanchando em belas ondas
    nas areias com espumas tão bonitas...

    Parabéns a todos os poetas que enxergam na poesia uma forma de expressar seus sentimentos reais e/ou irreais.

    ResponderExcluir
  2. "A poesia é a mãe de todas as artes"
    Viva a poesia
    Viva a APOESC.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”