quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O VEREADOR E OS 20% - Débora Raquiel

“... Vós, porém, quando chegar o momento

Em que o homem seja bom para o homem

“Lembrai-vos de nós com indulgência”.

(Bertold Brecht)




O vereador José Lucicláudio Bezerra entrou com um projeto de Lei que dispõe sobre a valorização dos artistas de nossa cidade, e espera que a votação ocorra por esses dias. A ementa do PL trata da "obrigatoriedade da contratação de artistas locais em eventos artísticos culturais realizados pelo poder público municipal ou deste com parceria de outros entes públicos, ONGs, ou ainda com a iniciativa privada em que haja investimento financeiro por parte do município de Santa Cruz - RN, e dá outras providências".

O Excelentíssimo vereador compreende que a função social do artista não é a de fazer rir, ao retratar o mundo através de sua arte, é muito mais soberana,muito mais política, posto que toda atividade ligada às relações humanas é política. O artista por meio de sua arte induz o homem a pensar, promovendo o exercício da consciência.

Assim, a autoria de tal projeto não fica longe do modelo das políticas públicas culturais Pernambucanas, pois como bem sabemos, o tradicional Carnaval de Pernambuco, simbolizado pelas cidades do Recife e de Olinda, é mundialmente conhecido pela valorização da cultura local e sua aversão a ritmos de fora do Estado. Ao se pintarem das cores locais, os foliões não abrem mão daquilo que é genuinamente pernambucano. Orquestras de frevo, blocos líricos, maracatu e caboclinhos ditam o ritmo e as danças, atraem turistas e movimentam a economia local.

Quando a causa é mais do que justa, precisamos deixar de lado a tendência a dizer menos do que pensamos. É necessário que se diga da urgência e importância da aprovação do projeto para os artistas locais, que merecem maior valorização. É necessário que se diga que a classe é formadora de opinião, e merece além de longos aplausos: “respeito”.

Essa tem sido a opinião indignada de uma agente cultural que espera mais representação em nossa câmara, para que a população volte a freqüentá-la, e sinta orgulho de minimamente ser contemplada com tão pouco (sobre a questão dos 20% de recursos destinados à classe artística local).

“O bom cabrito berra!”

(Chico Buarque de Hollanda)

A Casa de Cultura de Santa Cruz e os artistas locais esperam que o PL possa ser aprovado e que haja sensibilidade por parte do Executivo Municipal.


VEJA PALAVRAS INCENTIVADORAS EM

http://apoesc.blogspot.com/2011/08/comentario-e-imagens-sobre-o-apoesc.html

7 comentários:

  1. taí,dei valor!
    os artístas merecem respeito,é o mínimo que se poderia fazer por eles.

    João Fernandes

    ResponderExcluir
  2. O Vereador Lucicláudio demonstra imensa sensibilidade ao propor o projeto de lei que incentiva a produção cultural de Santa Cruz. Quando tive o prazer de ser acolhido pelos artistas locais no lançamento de meu livro, percebi, claramente, que é fácil fazer paredes (As da casa de cultura, por exemplo). Difícil mesmo é enchê-las de sabedoria. E isso, vocês artistas e militantes engajados, haverão de conseguir para a redenção do povo da terra do Inharé. Continuemos, pois, com o cangaço cultural. Saudações aos de luz. Epitácio Filho.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Vereador por sua iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao grande vereador Lucicláudio. Esperamos o tão esperado resultado.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço o apoio dado por muitos e aproveito para conclamar aos artistas para que estejam em peso na sessão de terça-feira, dia 23, às 19 e 30 a fim de acompanharem atentamente o desfecho da votação deste projeto de lei que propõe a valorização do artista local, que infelizmente não é tratado pelo Poder Público da forma que merece.

    ResponderExcluir
  6. Muito bem Débora,que belo texto.Pena que muita gente não tenha coragem de dizer isso,pelo cargo que ocupa ou pq tem que ficar calado pq desfruta de privilégios.
    Vc é pequena mas tem coragem!rss
    bravo!bravo!
    Parabéns a Lucicláudio.voto em vc meu querido.
    Jailma Costa

    ResponderExcluir
  7. A cidade necessita de vereadores como você.E muita gente que tenha coragem de gritar o que tá errado.
    parabéns
    José Félix

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”