APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores)

A APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores), criada em 03.2010 em Santa Cruz -RN, existe para congregar amantes da cultura, apologistas e produtores da arte da palavra.


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O VEREADOR E OS 20% - Débora Raquiel

“... Vós, porém, quando chegar o momento

Em que o homem seja bom para o homem

“Lembrai-vos de nós com indulgência”.

(Bertold Brecht)




O vereador José Lucicláudio Bezerra entrou com um projeto de Lei que dispõe sobre a valorização dos artistas de nossa cidade, e espera que a votação ocorra por esses dias. A ementa do PL trata da "obrigatoriedade da contratação de artistas locais em eventos artísticos culturais realizados pelo poder público municipal ou deste com parceria de outros entes públicos, ONGs, ou ainda com a iniciativa privada em que haja investimento financeiro por parte do município de Santa Cruz - RN, e dá outras providências".

O Excelentíssimo vereador compreende que a função social do artista não é a de fazer rir, ao retratar o mundo através de sua arte, é muito mais soberana,muito mais política, posto que toda atividade ligada às relações humanas é política. O artista por meio de sua arte induz o homem a pensar, promovendo o exercício da consciência.

Assim, a autoria de tal projeto não fica longe do modelo das políticas públicas culturais Pernambucanas, pois como bem sabemos, o tradicional Carnaval de Pernambuco, simbolizado pelas cidades do Recife e de Olinda, é mundialmente conhecido pela valorização da cultura local e sua aversão a ritmos de fora do Estado. Ao se pintarem das cores locais, os foliões não abrem mão daquilo que é genuinamente pernambucano. Orquestras de frevo, blocos líricos, maracatu e caboclinhos ditam o ritmo e as danças, atraem turistas e movimentam a economia local.

Quando a causa é mais do que justa, precisamos deixar de lado a tendência a dizer menos do que pensamos. É necessário que se diga da urgência e importância da aprovação do projeto para os artistas locais, que merecem maior valorização. É necessário que se diga que a classe é formadora de opinião, e merece além de longos aplausos: “respeito”.

Essa tem sido a opinião indignada de uma agente cultural que espera mais representação em nossa câmara, para que a população volte a freqüentá-la, e sinta orgulho de minimamente ser contemplada com tão pouco (sobre a questão dos 20% de recursos destinados à classe artística local).

“O bom cabrito berra!”

(Chico Buarque de Hollanda)

A Casa de Cultura de Santa Cruz e os artistas locais esperam que o PL possa ser aprovado e que haja sensibilidade por parte do Executivo Municipal.


VEJA PALAVRAS INCENTIVADORAS EM

http://apoesc.blogspot.com/2011/08/comentario-e-imagens-sobre-o-apoesc.html