sábado, 26 de abril de 2025

UM QUILOGRAMA DE IGNORÂNCIA

 



UM QUILOGRAMA DE IGNORÂNCIA


Como os cientistas fizeram para definir o peso de um grama? Essa pergunta me tirava o juízo desde que eu estudava no jardim de infância — assim como me vi odiado pela professora de ensino religioso quando perguntei quem era o pai de Deus, já que ela dizia que nós éramos filhos dele. Por isso, eu quis saber quem seria meu avô dentro desse conceito divino. Como a resposta veio em forma de abandono da disciplina na minha sala, resolvi deixar de fazer perguntas e passei apenas a balançar a cabeça e a reproduzir o que me era ensinado para responder nas provas.

O tempo foi transformando o saber acumulado, e hoje já sei que meu avô por parte de Deus é a força que mantém os planetas girando em torno do Sol; a mesma força que faz uma semente germinar; a força que guia o espermatozoide em busca do óvulo — e assim por diante. Meu avô me foi apresentado por Baruch Spinoza, e aí fiquei bem resolvido quanto à minha ancestralidade.

Mas... e quanto ao peso do grama? Ainda bem que criaram um portal nos mesmos moldes do Oráculo de Delfos para tirar essa carga de interrogações que me aflige. Perguntei ao ChatGPT, e ele me disse que, agora, em 2019, definiram que o peso do grama — ou melhor, a massa do grama, como o Chat fez questão de destacar entre parênteses — é determinado pela balança de Kibble, um aparelho superpreciso criado para medir massa sem usar pesos físicos, mas sim conceitos de eletricidade e física quântica, pois esses não se alteram com o passar do tempo.

Mas, antes de me responder, o Chat deu uma volta histórica, buscando essa peleja com data registrada durante a Revolução Francesa. Naquele tempo, já se pensava nisso e, por não terem ainda domínio total sobre a eletricidade, resolveram adotar como parâmetro a massa de um centímetro cúbico de água pura a 4 °C — a temperatura em que a água tem sua maior densidade. Ou seja:

1 grama = massa de 1 cm³ de água a 4 °C.

"Essa definição era prática, mas não muito precisa, pois a densidade da água pode variar com pequenas mudanças de temperatura e pureza", foi o que li no Chat.

E continuei a leitura:

"Depois, para mais precisão, os cientistas criaram um cilindro de platina e irídio chamado Protótipo Internacional do Quilograma, que foi guardado na França. O grama passou a ser definido como:

1 grama = 1/1000 do quilograma-padrão.

Ou seja, a massa do grama era baseada em um objeto físico."

Até aqui, tudo bem. O grama tinha sua massa representada por um objeto. Mas, em 2019, como já foi lembrado, o quilograma — e, por consequência, seu submúltiplo, o grama — passou a ser definido a partir da constante de Planck.


Pronto. Nesse momento, tive vontade de abandonar esse questionamento como fez a professora de ensino religioso. Porém, como a curiosidade é um verme que rói sem parar, segui a leitura e me deparei com outro conhecimento distante da minha santa ignorância: as medições são extremamente precisas com a balança de Kibble. Agora, o grama é definido indiretamente como...

E o Chat continuou seu discurso humilhador:

"Se quiser, posso explicar mais sobre a balança de Kibble ou como medem a constante de Planck na prática!"

Saí de fininho dessa leitura entediante e fui me reencontrar com meu nível intelectual... lá no TikTok.


Heraldo Lins Marinho

Natal, 25/04/2025 – 11h19min





Um comentário:

  1. Às vezes, Heraldo, o chatGPT fala um kilo e nós não entendemos um grama. Mas seu eu-lírico está bem aquém do escritor antiktokeano.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”