terça-feira, 31 de janeiro de 2023

ENSEBEI A MACACA DO REPENTE PRA BATER EM POETA SEM FUTURO

 














GLOSANDO O MOTE:

Ensebei a macaca do repente / Pra bater em poeta sem futuro


Como mestre do verso eu me assumo

Renomado que sou em oratória

Nessa arte da rima eu fiz história

Como craque da glosa eu me presumo.

Balaieiro comigo perde o rumo

Pois poeta sem verve eu não aturo

Se for fraco depressa eu esconjuro

Nem aceito balaio em minha frente;

Ensebei a macaca do repente

Pra bater em poeta sem futuro.

(Hélio Crisanto)


Onde eu chego cantando ganho espaço

Porque a minha poesia vem completa

Todos dizem que sou um bom poeta

E admiram os versos que eu faço 

Eu não sou de cantar verso em pedaço

Quem enfrenta, conhece que sou duro

Se for fraco eu empurro pra o monturo

E elimino de vez da minha frente

Ensebei a macaca do repente

Pra bater em poeta sem futuro.

(Paulino Neto)


Quando algum cantador me desacata

Logo vai tropeçar e levar tombo

E depois de cair prepare o lombo

para experimentar minha chibata.

Trago em meu versejar verve pacata

Mas se vem desaforo eu não aturo

Quem tentar, leva um coro tão seguro

Que jamais quer pisar em meu batente

Ensebei a macaca do repente

Prá bater em poeta sem futuro.

(Zé Ferreira)


Em quaisquer das disputas me destaco,

Porque sou genial, forte e sublime.

No gramado eu aposto no meu time, 

Na sinuca eu confio no meu taco!

Sem ter mira eu acerto num buraco,

A 1 km distante atrás de um muro,

E emprestando um centavo eu quero o juro,

Que agiota não cobra de cliente.

Ensebei a macaca do repente,

Pra bater em poeta sem futuro!

(Risollene Santos)


Conheci um poeta demagogo 

Tal e qual o político corrupto 

Que num papaguear ininterrupto 

Seboso feito galinha com gogo

Quer ver mesmo é o circo pegar fogo 

E jogar seu parceiro no monturo 

É cantador chifrinho e obscuro 

Só desejo enforcá-lo lentamente:

Ensebei a macaca do repente 

Pra bater em poeta sem futuro!

(Bastinha Job)


O poeta exibido leva é peia

Se vier me enfrentar num desafio

Seja um, seja dois ou seja um trio...

Perde o rumo, amolece e se aperreia 

Pois meu verso é reflexo e encandeia 

Feito feixe de luz em ponto escuro 

Sou o medo do vate mais seguro 

Só se gaba se eu não tiver presente 

Ensebei a macaca do repente 

Pra bater em poeta sem futuro.

(Adriano Bezerra)

4 comentários:

  1. Como dizia o autor do mote: "A IMBUANÇA FOI BOA"

    ResponderExcluir
  2. Excelente, um tirinete da "mulexta", parabéns a todos!!!!👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Eita que duelo de Titãs!👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. ABRAM ALAS COM GRANDE ALEGRIA
    POIS CHEGOU QUEM ENCANTA ESSE RINCÃO
    OS MEUS VERSOS MONTADOS NA POESIA
    TEM AS ASAS DE AVE DE ARRIBAÇÃO
    SE O POETA É PIXOTE, NÃO ME ENFRENTA
    POIS SE ELE FOR NOVE, SOU NOVENTA
    MEU OLHAR DE TROVADOR VÊ NO ESCURO
    E A PALAVRA NÃO SAI DA MINHA MENTE
    ENSEBEI A MACACA DO REPENTE
    PRA BATER EM POETA SEM FUTURO

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”