terça-feira, 31 de maio de 2022

OS PÁSSAROS, SEUS NINHOS E MISTÉRIOS NA CHÃ DA GRAÚNA - Jair Elói de Souza

 


OS PÁSSAROS, SEUS NINHOS E MISTÉRIOS NA CHÃ DA GRAÚNA.

...Mas, é imperativo trazer o informe, que os ninhos nos grotões da Borborema potiguar, têm suas regras de confecção e de defesa. O golinha utiliza os fios nobres do capim panasco, o maçarico ribeirinho os gravetos mosqueados de branco e preto para despistar a serpente, o pindurim trança o seu, com plumas de rosa-seda ou algodão nos últimos artelhos da ingazeira, o xexéu-bico-de-osso terce o ninho nas ramas da umarizeira espinhenta, à similaridade cênica de um puçá pesqueiro, o Juriti na forquilha do mandacaru espinhento no entrançado da mata, com uma particularidade, se alguém descobrir este, quebra todos os ovos e recomeça uma nova confecção em lugar diferente e distante do primeiro.
O caburé de buraco, aproveita as galerias de formigueiros extintos, para construir seu agasalho reprodutivo, nos limites de caber apenas os filhotes e a mãe caburé, pois, ao macho cabe ser na postura, o vigilante incansável, para evitar a invasão da serpente ou do furão violento, com direito a chorar quando chega a cruviana madrugadenha com seu gélido sibilo. De outra feita a cambonje escolhe só e somente só, os alagadiços cobertos de tabocas ou pimentas dágua nos invernos intensos, para depositar seus ovos e colher sua ninhada, ao contrário, não há nascimento em épocas secas.
O nambu espanta-boiada, confecciona ser ninho nas capoeiras inclinadas, porquanto quando os rebentos saem dos ovos, já se vão em correria desenfreada e não mais convivem com seus pais, pois, estão aptos à sobrevivência nos descampados do tempo. Por último a reprodução das graúnas, cujos ninhos são confeccionados na cachopas dos coqueiros e coco-catulés, e esta reprodução acontece quando os frutos amarelos-vermelhos do melão-caetano se abrem com sua resina adocicada, um baita refrigério para seus rebentos. Assim, são as aves, os ninhos e seus mistérios na Chã da Graúna, um santuário de vida e de prazer ofertado pela mãe natureza, cujas regras têm muito a desvendar.

Jair Elói de Souza





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”