JAYME
OVALLE, O MITO
Diógenes da Cunha Lima
É difícil acreditar que ele teve
existência real. De escassa poesia, exerceu influência sobre Manoel Bandeira,
Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes; compositor de bela e diminuta obra
musical, poucas vezes conclusivo, exerceu influência sobre Villa-Lobos; medíocre
desenhista de letras, encantou Di Cavalcanti; vivendo a irrealidade, tornou-se
Germano, personagem de Fernando Sabino em “O Encontro Marcado”.
Estimulou
brasilidade a participantes da Semana de Arte Moderna de 1922. Mário de Andrade
declarou que o considerava maravilha, extraordinário, disse que, se
pudesse escolher, seria Jayme Ovalle. Boêmio, de profundas amizades, era
um parceiro do imprevisível. Paraense, estudara piano, bandolim, violão, com a
irmã, foi para o Rio de Janeiro e é um vivente das noites. Bebia e cantava na
Lapa sob aplauso. Lá, as mulheres noturnas são as “noivas” de Ovalle.
Era tio
e padrinho da linda e voluntariosa Yedda, mulher do poeta Augusto Frederico Schmidt,
em cuja casa fazia apresentações para intelectuais brasileiros.
O
potiguar Homero Homem definiu-o como o carro-chefe do imprevisto humano. Oriano
de Almeida interpretou, ao piano, com a sua natural criatividade, o “Azulão”. Manoel
Bandeira, que integrou a música com letra, afirmou que bastaria essa composição
para imortalizar Ovalle.
Azulão seria
o aumentativo do azul, diáfano ilimitado poderia refletir a vida surreal do compositor.
Quase
tudo que se sabe dele é o que dizem os amigos. Dante Milano afirma que “tudo
que ele fazia era prodigioso, mas não se dava ao trabalho de realizar, não
podia, não tinha tempo”. A autobiografia ovalleana não passou do título: “São
Sujo”, que veio nominar a insuperável pesquisa biográfica do escritor Humberto Werneck.
Ovalle
era católico entusiasmado. A Bíblia, sua inspiração. Sobre rico exemplar garatujava
poemas. E, logo, discutia com Deus. A morte, sua preocupação constante, passou
a ser tema dos seus amigos. Vinícius de Moraes escreveu a “Última Viagem de Jayme
Ovalle”. Em Roma, levado pela Morte às catacumbas, ele batucou com as caveiras.
Depois, ambos - ele e a Morte - saem de porre.
Tudo nele
era inimaginável, tudo com ele era possível. A artista Luz del Fuego exibia-se
em palco “vestida” com uma enorme serpente. Quando resolveu viajar confiou a Ovalle
a tarefa de tomar conta da cobra.
A única
mulher que verdadeiramente o conheceu, sua esposa, a americana Virginia Peckham,
qualificou-o: “Ele era um sujeito estranho. Boníssimo. Muito infantil. Provavelmente,
um santo”.
Álvaro
Moreyra sabia muito, e diz que ele veio de uma estrela. As criaturas e as coisas
tornavam-se, junto de Ovalle, belas e boas. Tão misterioso, tão claro, água do
céu, pássaro de Deus, flor da eternidade.
Diógenes da Cunha Lima (poeta, prosador e compositor) é advogado e presidente da ANL (Academia Norte-rio-grandense de Letras). Alguns de seus livros: “Câmara Cascudo - Um Brasileiro Feliz”, “Instrumento Dúctil”, “Corpo Breve”, “Os Pássaros da Memória”; “Livro das Respostas” (em face do “Libro de las preguntas”, de Pablo Neruda); “A Memória das Cores”; “Memória das Águas”; “O Magnífico”; “A Avó e o Disco Voador” (infantil).
Foi Presidente da FJA, Secretário de Estado; Consultor Geral do Estado; Reitor da UFRN; Presidente do CRUB. Atualmente, dirige o seu Escritório de Advocacia e preside a ANL (Academia de Letras). Alguns de seus livros: “Câmara Cascudo - Um Brasileiro Feliz”, “Instrumento Dúctil”, “Corpo Breve”, “Os Pássaros da Memória”; “Livro das Respostas” (em face do “Libro de las preguntas”, de Pablo Neruda); “A Memória das Cores”; “Memória das Águas”; “O Magnífico”; “A Avó e o Disco Voador” (infantil).
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