terça-feira, 2 de março de 2021

TROVAS SOBRE BONECA DE MILHO - Vários autores

1

Brincadeiras de crianças 

com os cabelos de milho

me trazem boas lembranças

e por isso, compartilho!

Dalva Saudo

2

Junho tem festa junina,

e a espiga, toda vaidosa,

faz trança, qual a menina,

vai à festa bem charmosa.

Márcia Jaber

3

Quanta menina ansiosa

por boneca, de verdade,

vê na espiga, tão viçosa,

a sua realidade.

Márcia Jaber

4

Com milho nunca eu brinquei

mas dava para as galinhas.

Em árvores eu trepei

pra comer suas frutinhas

   Ariete Regina

5

Belas espigas de milho, 

roubava da plantação,

Cabelos com tanto brilho,

filha... Que imaginação!

Melanialudwig

6

Era macio e sedoso 

o cabelo da boneca,

mas meu pai era tinhoso:

 só a palha pra peteca.

Melanialudwig

7

Ah, se eu ainda pudesse

fazer boneca de milho;

a infância talvez fizesse,

meus dias terem mais brilho.

Melanialudwig

8

Uma Barbie lhe faltava,

mas sua infância teve brilho,

pois satisfeita ninava

a bonequinha de milho.

Gilberto Cardoso dos Santos PB e RN

9

Pra suprir necessidades,

contornamos o empecilho:

esculpimos divindades,

vemos boneca no milho.

Gilberto Cardoso dos Santos PB e RN

10

Olhando a trança cor de ouro

nesta espiguinha de milho,

lembro o cabelinho louro

do filhinho de meu filho.

(Mário Moura Marinho)

11

Pé de milho com espiga

bem ao alcance da mão

me faz lembrar, minha amiga,

as comidas do São João.

Julimar Vieira

12

Quando criança brincava

com muitas palhas de milho,

boneco, que eu inventava,

ser o meu querido filho.

Regina Rinaldi

13

Esse cabelo trançado

vai  além da minha infância,

meu passado recordado

com juventude e elegância!

Flavia Juliana

14

A bonequinha de milho 

lembra um namoro que eu tive, 

e ainda sonho com seu brilho 

quando durmo e o amor revive. 

Elias Pescador

15

E nos olhos, de Mãe, o brilho 

e intensa alegria brilha,

com  a boneca de milho

sendo sua amada filha!

Henrique Eduardo (Ocara-CE)

16

Eu ainda bem me lembro, 

da bonequinha mais bela

de milho...era dezembro.

Oh, quanta saudade dela!

Silvia

17

Oh! Quanta saudade dela,

daquela espiga dourada!

Eu a olhava da janela

sonhando com a minha amada!

   Janilce

18

Nos momentos de folguedos,

o milho faz a festança:

alimentos e brinquedos 

de jovem, velho e criança.

  J. Luz

19

São lindas e delicadas

as trovas sobre a boneca.

Saudades justificadas

dos meus tempos de moleca...

Jaci Fialho

20

A imagem da bonequinha

me deixa emocionado;

recordo a infância minha,

vendo o meu pai no roçado.

Adriano Bezerra/Santa Cruz-RN

21

Em trovas de trocadilho

Meus versos vão se cruzar,

Como cabelos de milho

Que em tranças vão se amarrar.

Hélio Gomes (HEGOS)




3 comentários:

  1. Lindas e delicadas
    As trovas sobre a boneca
    Saudades justificadas
    Dos meus tempos de moleca...

    ResponderExcluir
  2. Quando jogava peteca
    Feita de palha de milho
    O agricultor careca
    Quebrando espiga com o filho.

    ResponderExcluir
  3. Lindas trovas, tanto quanto as bonecas de milho.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”