Cinco mil antes de Cristo
As margens do Rio Nilo
Fez-se surgir o Egito
Um povoado tranqüilo
De práticas de agricultura
De pastoreio, semeadura
Cada povo, o seu estilo.
A natureza, observaram
Acreditando em vários deuses
Um calendário, criaram
Três estações de quatro meses
Construíram um grande império
Em dois reinos, seus prospérios
De maioria camponeses.
Disputas ou alianças
Chefia, terra e poder
Fruto de várias ganâncias
Este era o proceder
Aldeias se agrupavam
Os nomarcas chefiavam
Os nomos a ascender.
Do Egito, a sua história
Em três períodos é dividida
Período ou fase intermediária
Desta forma é concebida
Antigo, médio e novo
Este é o império do povo
Dos faraós, protegida.
Naquele tempo os egípcios
De cidadania eram alusivos
Lutavam contra os palácios
Dos impostos abusivos
Criaram as disputas internas
Geraram grandes badernas
Dominações evasivas.
Quem nascia no Egito
Geralmente era condenado
A estratificar o estilo
Do grupo social participado
Se nascesse em berço pobre
Jamais seria um nobre
Estava assim apontado.
Não podemos deixar
De falar no faraó
“Deus vivo” pode chamar
A autoridade maior
Era quase dono de tudo
Terra, poder, um desnudo
Da pobreza do menor.
Figura tão respeitada
De grande soberania
De faraó, era chamada
Por súdito que lhe dirigia
Autoridade a administrar
Religiosamente e militar
O império que lhe incumbia.
Abaixo do faraó estavam
Os altos funcionários e sacerdotes
Vizir, escribas, completavam
A nobreza que tinha dotes
O vizir, a polícia, supervisionava
O escriba, o imposto, registrava
O sacerdote, do fiel, dava seu bote.
Depois da nobreza vinha
Comerciante, militar e artesão,
Camponeses e escravos
Constituíam a maior população
Como em toda sociedade
A classe de maior notoriedade
Ficava sem ostentação.
Para se ter uma idéia
Da real situação
O pobre era enterrado na areia
Sem nenhuma aspiração
O rico, múmia virava
O corpo dele, milenarmente, ficava
Em plena consagração.
Matemática, arquitetura
Medicina, astronomia
O povo egípcio em escultura
Predominava e entendia
Os corpos imortalizados
Deviam ser conservados
Em imagens, é o que dizia.
Por fim, quero afirmar
O tamanho do ofício
A história estudar
Em nosso próprio benefício
A um passado nos conduz
De forma que nos produz
Conhecer desde o princípio.
Ismael André
Parabéns! Excelente ideia de unir História e Literatura. Buscar métodos de ensino mais atrativos e interdisciplinares é característica dos educadores comprometidos.
ResponderExcluirObrigado, Lecy Silva!
ExcluirTemos sim que unificar as disciplinas num objetivo comum: ensinar com qualidade e dinamismo.