terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ser poeta - Ivanilson Costa


Ser poeta é ser livre para cantar,

Amar e sofrer,

É ter nas mãos o poder de criar

E o poder de imaginar as coisas invisíveis.

Ser poeta é mais do que criar versos

É vivê-los.


Ivanilson Costa


VEJA NOVIDADES EM http://apoesc.blogspot.com/2011/08/comentario-e-imagens-sobre-o-apoesc.html


17 comentários:

  1. Bom poema,porém,discordo qd se diz que criar versos é vivê-lo...acredito que nem SEMPRE!

    Uma voz anônima!

    ResponderExcluir
  2. Mas, e o que diz o grande poeta Fernando Pessoa -
    "O poeta é um fingidor. Finge tão completamente. Que chega a fingir que é dor. A dor que deveras sente." Será que não vive?

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente:"o poeta é um fingidor", tanto é que até heterônimos ele cria. Octávio Paz define literatura "como o conhecimento pela imaginação", eis então se poder dizer "que o poeta vive os versos que cria".

    ResponderExcluir
  4. Continuo discordando deles. Se o poeta é um fingidor,então,ele pode escrever a dor do outro e nem SEMPRE a própria DOR.

    Uma voz anônima!

    ResponderExcluir
  5. Nem todos os grandes poetas devem e merecem ser seguidos. Nem SEMPRE estão certos!

    Uma voz anônima!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Exatamente caros, quando criei esse poema, não estava interessado em excluir o fictismo, mas enfatizá-lo como vivência do poeta, tendo em vista que o mesmo imagina e, ao imaginar, vive-os no seu íntimo, no seu pensamento. Parabéns aqueles que leram o poema na entrelinha. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Meu caro amigo Ivanilson, esses comentários anônimos só podem ser de pessoas que não têm a mínima sensibilidade de interpretação. Portanto, na minha opinião, fazemos melhor quando os ignoramos. Parabéns pelo excelente poema. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Todo poeta não quer dizer nada, mas como sua linguagem é carregada de significado, assim nos diz Ezra Pound, nós os leitores é que significamos a poesia. Parabéns Ivanilson, seu poema é por demais interessante. Continue escrevendo. Quanto aos comentários não esqueça que ao colocarmos o poema para o mundo eles não nos pertencem mais. Aos que leem, leiam-no. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Manda brasa, poeta!
    Aquece-nos com tua ética
    poética.
    Queima o silêncio que queima
    Fala e deixa que o fogo de tuas palavras
    aqueça a alguns e incendeie a outros.
    Como todo poeta, és um sincero fingidor
    e tua palavra é fogo de ourives.

    ResponderExcluir
  10. Agradeço o apoio e os elogios de todos. Na verdade, eu não sou poeta nato, como sempre enfatizo ao meu amigo Gilberto, apenas escrevo meus versos baseados nos meus sentimentos, desejos e emoções. Sou um educador, que como se descreve Paulo Freire, ama as pessoas, os animais, as plantas, enfim, que ama a vida. Congratulações a todos e, mais uma vez, meu muito obrigado aos amigos: Adriano, Prof. Alessandro e Gilberto. Abraço!

    ResponderExcluir
  11. LINDONETE CÂMARA disse...

    Parabéns,Ivanilson Costa, pelo belo poema. Sua reflexão está corretíssima. Continue nos presenteando com muitos outros.

    ResponderExcluir
  12. QUE BESTEIRA GENTE! NUNCA IMAGINEI QUE UMA SIMPLES OBS NUM POEMA IRIA CAUSAR TANTA POLÊMICA NEGATIVA! SEJAMOS HUMILDES ,ADULTOS E DEMOCRÁTICOS.
    ME PERDOEMMMMMMM!

    UMA VOZ ANÔNIMA!

    ResponderExcluir
  13. Ao amigo anônimo, que fez os comentários, não há o que perdoar, devemos parabenizá-lo por suas observações que geraram uma discursão proveitosa sobre o fazer poético. Continue expondo seu ponto de vista como fez, de maneira respeitosa ao parabenizar o poeta e apresentando sua opinião. Espero vê-lo comentar os meus poemas e os dos outros que aqui são publicados.

    ResponderExcluir
  14. Com certeza Alessandro, as críticas ao meu poema foram muito proveitosas, pois nos deram mais subsídios sobre o que é, realmente, o fazer poético. Obrigado anônimo por sua observação. Abraço.

    ResponderExcluir
  15. E, rapaz,só agora vi seu poema! Ando meu desligado das coisas boas da vida (as artes, claro!). Parabéns pela bela peça! Parabenizo, também, a Voz Anônima, ao pedir perdão pelo seu comentário ... digamos ... um pouco equivocado. Voz Anônima, a única coisa de que você deve pedir perdão é de seu anonimato. Não se reprime, cara, aqui todo mundo é do bem. Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  16. Lindo este poema, retrata exatamente os sentimentos de um poeta ao expressa-los em palavras. Parabéns Ivanilson! Dei-me o prazer de ver mais de suas criações poéticas por aqui! Grande abraço.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”