terça-feira, 17 de agosto de 2021

SÍNDROME DE PILATOS E FEEDBACK DE LEITORES - Gilberto Cardoso dos Santos

 



      A SÍNDROME DE PILATOS








FEEDBACKS:


Vez por outra recebo algum feedback das postagens que faço no WhatSap, Instagram e Facebook. Tenho alguns leitores dos quais muito me orgulho. Um deles é o Francisco Medeiros, uma das mentes mais brilhantes da educação do Trairi. Grande é a contribuição que ele tem dado no Facebook com seus protestos diários aos desmandos em todos os níveis. Vejam o que ele me enviou:

Parabéns
! Sua produção poética vem se consolidando como uma poderosa ferramenta de construção de cidadania nesses tempos de obscurantismo. Nada mais contundente e eficaz do que a poesia engajada para estabelecer o contraponto às narrativas falsas, vazias e preconceituosas de uma elite odiosa que atua sistematicamente para manipular a opinião das pessoas de boa-fé. O objetivo desses neofascistas é o controle absoluto do poder político para impor seus valores ilegítimos a toda a sociedade. Nesse cenário, a arte é uma percepção refinada da realidade histórica e ganha materialidade na sua expressão estética, crítica ou omissa, por parte do artista, o poeta. No seu caso, poeta e professor Gilberto, você optou pelo viés da crítica. Assim como poucos representantes de nossas Letras, em nível regional (e por que não potiguares), têm demonstrado inegável sensibilidade para a análise dos desencontros políticos e sociais de nossa época, em sua poesia, caro Gilberto, a voz que se expressa não se omite, não se acovarda para preservar ou ocultar conveniências pessoais; essa voz não silencia para não melindrar interesses de uns poucos oportunistas da política nacional ou paroquial; ao contrário, ela vai emergindo, ecoando e revelando seu rosto, sua identidade, de modo autêntico e irretocável. Muitos, pretensos escritores e poetas, deveriam, antes, se espelhar nos Mário, nos Oswald, nos Drummond, nos Bandeira, nos João Cabral, nos Ferreira(Gular), enfim, nos Gilberto Cardoso e desenvolver a gostosa e afiada gula pela busca da justiça social, pela exaltação, sem utopia, do ser Verdadeiramente Humano, como o encarna, e tão bem o seu Eu-poético. Abraço, Gil! - 

Francisco Medeiros



Teria outros (Juciana Soares, Cláudia Santos, Joseni, Jaci Azevedo, Lindonete etc) mas citarei apenas mais um, o educador Marco Aurelio Pontes, que disse: 

"Parabéns pelo trabalho, são muitos idiotas para combatermos.  Estou  sempre compartilhando seu trabalho, Professor Gilberto."

Gratíssimo sou ao incentivo dado por estes educadores e demais leitores de meus singelos poemas! Grato sou ao talentoso Brum pela parceria que tão naturalmente se estabeleceu. Definitivamente, precisamos lançar mão das armas artísticas à disposição. Nada de agir como Pilatos.





2 comentários:

  1. O professor Francisco Medeiros fez um resumo da melhor significância do que representa o seu trabalho! E, como costuma dizer um amigo meu: voto com o relator porque não encontro palavras que defina tão bem como ele o definiu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito agradecido por suas palavras, Rosemilton Silva! Você também tem sido um grande incentivador e tem feito sua parte ao contribuir para o surgimento de novos leitores.- Gilberto Cardoso dos Santos

      Excluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”