terça-feira, 29 de dezembro de 2020

PADRES NÃO COMEM PIPOCA! - Nailson Costa

 


PADRES NÃO COMEM PIPOCA!

Hoje é o Dia do Padre, né? Vi aqui na minha página do Facebook. Tenho alguns amigos, e ex-alunos padres. Meus parabéns a todos! É admirável a fé deles em Deus! Eu até poderia ter sido padre, se não fosse a imposição celibatária da igreja. Aliás, vai de encontro ao preceituado na Bíblia, "Crescei e multiplicai", mas os homens da igreja inventaram essa proibição pra castrar um sentimento natural e uma necessidade biológica de um homem. Acho um absurdo! Talvez seja por isso que os padres têm fama de comilões, cometem o pecado da gula sem maldade! Come com a boca e digerem no estômago os desejos reprimidos pela sua igreja. Veja as novelas da Globo! Mamãe até hoje tem desgosto por nenhum filho seu ter sido padre! Tá bom! "Teje" quieta! Eu não aguentaria mesmo ser padre, não pela questão de fé. A minha, mesmo pouca, é muita.  O certo é que os padres têm um algo a mais do que nós não padres, além de sua fé, que não sei o que é, talvez a paciência. Lembro-me daquela piada antiga, mas muito engraçada, em que uma galera da pesada resolveu tirar onda com o padre Barnabé, numa tarde de uma Semana Santa de confissão individual. Eram  15 marmanjos na fila do confessionário, todos de joelhos e mãos postas, cabras safados mesmo!

- Diga, meu filho, qual é o seu pecado - ordenou o padre Barnabé!

- Padre, eu comi pipoca - respondeu baixinho, meio acanhado, Ferreirinha, o pior de todos.

- Mas, meu filho, comer pipoca não é pecado!

- É não, padre? Nenhuma penitenciazinha o senhor vai passar? Que bom! - e Ferreirinha saiu aos pulos de felicidade.

O padre Barnabé, depois do décimo primeiro pecador, se aborreceu, pois todos haviam dito seu pecado, "comi pipoca, padre", e saiu do confessionário rápido e aborrecido, pegou um pincel atômico, uma folha de papel sulfite, escreveu e pregou no confessionário: "Comer pipoca não é pecado!". Dos quatro que ainda estavam na fila, três saíram felizes, e o padre perguntou, feliz por ter resolvido aquele mal entendido, ao que permaneceu de joelhos e mãos postas:

- E você, meu filho, não comeu pipoca?

- Não, padre, eu sou pipoca!

Tá vendo? Foi por isso e por causa do celibatário que nunca quis ser padre! Logo eu que sou fofoqueiro de plantão, do time de Coro de Sapo lá do Bar do Baixinho, não poder compartilhar, por força da Lei de Segredo de Confissão da Santa Igreja Católica as "novidades ditas na confissão, os chifres, os novos cornos da cidade, as piranhas escondida, as puladas de muro de santo homem, as queimações de aro existentes nas noites e dias de lua, as vaidades, as bonecas que dormem nas caixas bem guardadas dentro das sete chaves de seus armários, enfim, até os crimes cometidos pelas autoridades membros de meu rebanho de pecadores?!  Deus me livre! Agradeço a Deus por não ter sido padre! Tenho paciência não! Hoje eu sou hipertenso por ter sido professor e aguentar 27 anos dessa pesada cruz! É por isso que os padres merecem o meu respeito, admiração e carinho. Feliz Dia dos Padres!

(Nailson Costa, em Diarreia Crônica, p. 28, Dezembro, 2020)

 


Um comentário:

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”