quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

NÃO LEIAM... É PESADO E NOJENTO - Heraldo Lins

 


NÃO LEIAM... É PESADO E NOJENTO

 

 

 

Ontem foi fantástico. Amanhã também será. O hoje eu não posso dizer nada porque faz parte da minha realidade. Dois a um. Minha ilusão me acompanha. Hoje tenho três refeições programadas, algumas idas ao banheiro e um sono agendado para a noite. O resto do tempo é utilizado para vigiar o próprio tempo. Não tenho problemas com ele. Deixo ir seguindo seu rumo sem rumo, e tudo está bem. Às vezes vou de carona e fico fazendo um registro dos fatos que caminham lado a lado. Posso ficar parado meditando e ele, como um rio, traz o envelhecimento para perto. Não esquece de jeito nenhum. Disfarço com atividades jovens, mas ele aplica, sutilmente, a injeção do desgaste. A mente vai junto. Aqui acolá perde um pouco a memória, e só percebe que o tempo passou quando procura nos seus arquivos algo para se lembrar e não encontra. O corpo fica testemunhando uma nova ruga nova, uma dor lacrimejante... são alertas de que o tempo está me levando. No vagão estou eu, está você. É como se fôssemos para um campo de concentração. Calados, sisudos, mas indo. Não adianta se rebelar. Ele leva a infância, juventude e a vida adulta para a beira do abismo. Olhamos... observamos e esperamos receosos qual dia teremos que pular no precipício. O corpo passará para além da carne, mas ficará dentro do padrão temporal. Lá terá um tratamento diferenciado. Esses olhos que estão lendo irão apodrecer. As suas e as minhas mãos ficarão cheias de vermes comendo a carne. Chegou minha vez de pular...

 

O nariz arrombado sem sentir cheiro. Da minha boca os vermes saindo engordados com carne de lábio. Minha pele, tantas vezes com hidratante para protegê-la do sol, agora não há como. A roupa que foi comprada no exterior serve para cobrir carniça. Aquela camisa que me deixou angustiado quando caiu um pingo de café, hoje os pingos são da lama podre de cemitério. A quentura da terra em cima da cabeça faz os cabelos degenerarem-se. Muitas vezes penteado com esmero e lavado com produtos perfumados estão desalinhados, quebradiços e cheios de vermes digerindo-os.

 

O sangue parado com seu odor inconfundível, alastra-se chamando outros seres para o banquete. Muitas formigas no buraco dos olhos fizeram moradia. No ouvido sai uma minhoca e seus filhotes. Estava parindo no que antes era tratado por um otorrino.

 

Lá em cima da cova alguém acende uma vela. Aqui embaixo é só escuridão e umidade. Escuto choro ao redor da vela. Não chorem por mim, tento gritar. Chorem por vocês mesmos que irão também passar por isso. Se não quiserem viver este infortúnio, peçam em vida para queimarem seus restos mortais. Levem sua morte para outro lugar. 

 

Chegou o pessoal da marmoraria. Estão colocando uma lápide com meu nome. Estou sendo o motivo do ganha pão deles.  Não preciso de enfeites! Os funcionários não escutam meus gritos. Reclamam do sol quente. Estou aqui sem que minhas reclamações sejam ouvidas. Como gostaria de trocar de lugar. Meus feitos nada mais valem. Testemunho, literalmente, cada pedaço sendo arrancado do meu corpo. Os vermes me fizeram refém. Apenas observo, passivamente, o banquete sendo feito. A comida sou eu. Alguns estão entrando nos ossos. Faz cócegas quando comem a medula. Este não é o momento para rir. Mas rio assim mesmo. É a continuidade da vida.

 

O canal da uretra está sendo usado como metrô. A cada momento chegam mais desembarcando nos testículos. São trabalhadores da degeneração. Trazem apenas a boca como ferramenta. Suas marmitas estão disponíveis no próprio trabalho. No horário de folga trazem os filhotes para pular no tobogã do umbigo. Fizeram um complexo aquático na bexiga. Um túnel e uma trilha no intestino delgado para acessar o estômago. Eles estão adorando comer meu fígado. É fácil de digerir. A mesma textura do caqui. O meu cérebro permanece se deteriorando... já comeram metade dele. Sinto que não consigo raciocinar normalmente. As palavras me faltam. Estão mastigando a paRte      motOra    resPonsÁvel     pEla  DigItaÇão...     nÃo estou      ConsEguiNdo     digitar      diReiTO. .. .[  [{{ ^~~~Es...    T   o  u;;;;       F    a   !!!! LLL   H :::::       a    n    d    OOO ^^~^~~@$¨&*(_)#~~^~    .       .                    .

 

 


Heraldo Lins Marinho Dantas (arte-educador)

Natal/RN, 25/12/2020   07:53  

showdemamulengos@gmail.com

84-99973-4114

 

 

Um comentário:

  1. Crônica de temática asquerosa, tão boa quanto um soneto de Augusto dos Anjos. - Gilberto Cardoso dos Santos

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”