terça-feira, 4 de setembro de 2012

O LEGADO DE DOM JOÃO VI - Hítalo Praxedes


Situada nas Américas e arrastado pela imaginária linha do equador, que passa pela embocadura do amazonas, está o "Brasil-meu-brasil-brasileiro-meu-mulato- estrangeiro", ou simplesmente as terras de Dom João VI, então Rei de Portugal que correu com medo do minúsculo Napoleão Bonaparte. Parece até brincadeira, com pinceladas de humor: mas não. Portugal se instalou [geograficamente] no Brasil como lhe cabia e lhe devia: arrastando todos os bens contidos em nossa curiosa terra, sim, curiosa, porque não acharia tal terra curiosa com a diversidade de elementos nela presentes? 

Nem adianta tentar esconder a verdade, e nem tentar desvendá-la por completo. Chegou-se ao ponto cardeal, somando-se todos os elementos da rosa-dos-ventos e pondo na cabeça de Dom João, que surrupiou todo o ouro e demais riquezas e mandou um tal Anchieta promover a catequização. Mas também vejamos os pontos positivos: Se não fosse por Dom João, não teríamos políticos tão “honestos” hoje em dia. Qualidade vem de berço. Às vezes até me esqueço da geografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”