sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

CONVÉM QUE ELE CRESÇA - Gilberto Cardoso dos Santos

Na Bíblia, um profeta se agiganta, arrasta multidões.
Mas alguém a quem  o visionário exalta  começa a crescer e a ofuscá-lo.

Amigos e seguidores  têm a sensação de que o novato está tentando passar a perna em seu guia. Buscam-no queixosos. - Desse jeito, mestre, teu trabalho vai de água abaixo - dizem, em outras palavras.

O profeta, ao invés de manifestar preocupação, replica:
- Convém que ele cresça e que eu diminua.

Choque para seus seguidores, repreensão para os  religiosos de hoje. 
Onde esta palavra é lida, dá-se o contrário: "Convém que ele diminua e que eu cresça".

Este "ele", pode referir-se ao Cristo ou àqueles em que o Cristo estaria.  Parceiros de fé. "Convém que eu brilhe mais no púlpito". "Quero que a verdade resplandeça, mas que seja por meu intermédio."

Se tal filosofia de vida  não poupa sequer os irmãos e se manifesta onde se crê que Deus esteja presente, é de se esperar que se estenda às relações políticas, familiares e de trabalho de tais pessoas. De fato, é o que vemos.

"Ah, incrédulos, sabei que não poupo sequer a meus irmãos, quanto mais a vós. Convém que eu cresça."

Na  máfia dos sanguessugas,  mais da metade da propina estava em mãos de parlamentares evangélicos. O sangue do cordeiro foi espezinhado. A mensagem era: "Convém que meu patrimônio cresça, não importa a que preço."

Púlpitos eletrônicos, mensagens diversas, mirabolantes. Todas, porém, com um só fim: Convém que as outras igrejas diminuam e a minha cresça. "Traidor!", gritou recentemente um famoso televangelista referindo-se ao rival que pagou o dobro para tomar seu espaço na mídia. Não se trata de conflitos entre frágeis ovelhas, mas briga de cachorro grande.

E o que dizer daqueles que eu e você conhecemos mais de perto - aqueles que se alimentam do sangue do próximo e se dizem cobertos pelo sangue sagrado?

Qual Rômulo e Remo, buscam as tetas da loba do poder e se dizem ovelhas; andam imponentes e risonhos, com um halo imaginário de santidade; são orgulhosos e indignos de confiança.

Na Bíblia deveriam constar mensagens opostas às que lemos, pois os religiosos costumam fazer exatamente o inverso do que ela ensina.

Decerto há exceções, mas quão raras são!

8 comentários:

  1. INFELIZMENTE ESSE TEXTO É UMA PURA VERDADE,MESTRE. CONHEÇO HISTÓRIAS DESSE TIPO!

    ResponderExcluir
  2. Gilberto, seja para a palavra de quem quer que seja, de João Batista, do Cristo ou de Deus por intermédio de qualquer de seus supostos escritores; os incrédulos, eu diria: os livres pensadores, não temem ser poupados ou não, porque nenhuma ideologia religiosa os atinge, nem no bolso, nem nas atitudes ou na mente, porque a conduta moral, independe de tais líderes de ontem, de hoje e de amanhã.

    ResponderExcluir
  3. Gilberto, hoje infelizmente é só o que vemos, as religiões não estão passando de grandes comércios. Estão usando a palavra de Deus simplesmente em nome do dinheiro, explicitamente, sem distinção de religião. Conheço casos de pessoas que venderam suas casas para doar aos líderes das igrejas em que frequentavam, e que depois tiveram de pagar aluguel, ficaram na miséria, e esses líderes nada fizeram para ajudá-las. Parabéns pelo texto. Tenho certeza que atualmente esse é o pensamento de muitos.

    ResponderExcluir
  4. concordo Gilberto! AS IGREJAS DE UMA FORMA GERAL ESTÃO COMANDADAS POR LÍDERES INTERESSEIROS.PORÉM,NÃO PODEMOS DEIXAR DE ADORAR A CRISTO E AO SENHOR DEUS,MESMO QUE SEJA EM NOSSAS CASAS E EM NOSSOS CORAÇÕES,PQ PRECISAMOS TER FÉ E BUSCAR NOSSA SALVAÇÃO! NÃO DEVEMOS SER ATEUS,PÓRÉM,PRECISAMOS FIXAR NOSSOS PÉS NO CHÃO P/ NÃO NOS ENGANARMOS COM A RELIGIOSIDADE OU NOS COMPROMETER COM FALSOS PROFETAS. ESSE É MEU PONTO DE VISTA.

    ANA DE TANGARÁ/RN

    ResponderExcluir
  5. SEUS TEXTOS SÃO MUITO BONS! PARABÉNSSS PELA QUALIDADE!
    ESCREVA MAIS SOBRE ESSE TEMA.

    JÚLIA!

    ResponderExcluir
  6. Gilberto,

    Como sempre, meu caro, você escreve com maestria. Você sabe o quanto admiro seus textos voltados para discussões de cunho espiritual, principalmente porque você já esteve mergulhado nisso tudo, e emergiu para nos dizer o que existe lá embaixo.
    As igrejas, destacadamente seus líderes, “passam muito longe” dos exemplos de simplicidade e desapego que Jesus nos deu. Distância deles!!!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Bacana , Gilberto! Você não é a mulher da música de Erasmo Carlos , mas sua sapiência não tem preço. Gosto dessa sua maneira de enxergar as coisas daqui pra lá.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, Júlia, Ana, Teixeirinha e Maciel!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”