sexta-feira, 6 de maio de 2011

BREVE AO ESCREVER




BREVE AO ESCREVER

Em "Menino de Engenho", José Lins do Rêgo diz: "Fala pouco e bem, ter-te-ão por alguém." Nosso inesquecível Pe. Raimundo Barbosa gostava de afirmar: "Sê breve e agradarás." Recorro a essas duas frases para lembrar àqueles que publicam textos na internet a importância de elaborar matérias curtas.
Com a proliferação diária de textos na web, o leitor não se dispõe a ler os mais longos. Mesmo os muito interessantes acabam sendo deixados de lado, se forem prolixos. Isso vale especialmente para os blogs, "instrumentos" que, como já afirmei antes, tornaram-se a principal ferramenta textual da Rede Mundial.
Ao blogueiro cabe, além do esforço de "colher" as informações e fotografar os fatos, buscar resumir o máximo possível aquilo que digita.
Espero ter sido breve!

Teixeirinha Alves da Silva


Teixeirinha, há um poema de João Cabral que ilustra bem isso:

Catar feijão

1.

Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.

2.

Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de que entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
obstrui a leitura fluviante, flutual,
açula a atenção, isca-a como o risco.

3 comentários:

  1. VAMOS CATAR FEIJÃO
    Querido amigo Teixeirinha, dialogar com você é sempre um enriquecimento sob todos os pontos de vista, poético, estilístico e para embarcar na onda do texto, “sintético” também. Gostaria de dizer como Pe. Raimundo, Apoiado, meu bom amigo!, todavia, por amor ao debate e as ideias, sou levado a divergir, mas também a concordar com você em alguns pontos.
    Você tem absoluta razão quanto ao meio internet , sobretudo no que se refere aos blogs de informação e o perfil da maioria de seus leitores, quase sempre impacientes para pular de uma notícia a outra. É típico também do leitor de repartição (como eu), que atarefado ou por outras razões institucionais ou pessoais, opta por aquela leitura dinâmica. Como você é mais do que sabedor, quem deseja aprofundamento vai aos livros, aos compêndios, mas para estes, a internet também oferece milhares de textos adensados. Ainda bem!
    Vamos às ponderações: José Lins do Rego refere-se ao falar, não ao escrever. E salvo engano meu, Monsenhor Raimundo também se referia à arte da oratória, cujos mestres, assim ensinavam (nós dois ouvimos muitos dos excelentes sermões de Padre Raimundo, sempre na justa medida). Na poesia, gosto do poder de síntese de quem expressa uma bela lição com economia de palavras e o exemplo de poesia metalinguística que você nos traz, é definitiva. Mas lembro que até na poesia, o mais formal dos poetas brasileiros, notabilizou-se, principalmente, por dois extensos e maravilhosos poemas: Morte e Vida Severina e O cão sem plumas. A extensão de um texto, em si, nada tem a ver com prolixidade, esta, é sob todos os aspectos, condenável. Particularmente, sinto-me miseravelmente espoliado em meu tempo, quando leio na internet pequenas notas ou posts vazios de significado. Subvertendo o ditado popular, de grão em grão a galinha esvazia-se no papo.
    De tudo que você escreve, meu bom amigo, vou até o final, tenha o texto duas ou duzentas linhas, e você também sabe, seja para que suporte for, tem textos que necessariamente exige do escrivinhador, um pouco mais, sob pena de não se dizer ou escrever todo o necessário. Por fim, vamos nós dois catar feijão de mãos dadas!!! Um grande abraço Teixeirinha, amigo de minha mais sincera admiração.
    Marcos Cavalcanti

    PS : Gilberto, detesto ter que viabilizar meu texto com a opção anônimo, se puder me ensinar outra forma, agradeço!

    ResponderExcluir
  2. Caro Marcos,

    coloquei tal opção precisamente por saber que muitos, como vc, têm semelhante dificuldade.

    Abaixo do "POSTAR UM COMENTÁRIO"

    há o "Comentar como - selecionar perfil

    clicando aí vc encontrará como fazê-lo de maneiras diversas.

    Todavia, embora se valendo daopção anônimo vc assinou. Agindo assim anula-se o anonimato e fica mais fácil postar. Abraços e obg pela participação.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Gilberto, é que sou um tanto analfabyte!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”