domingo, 16 de fevereiro de 2025

PRESSA - Siomara Spineli

 


Pressa

A única pressa que quero é para encontrar a felicidade.

Ela tem pressa de ser vivida! Eu tenho pressa de encontrá-la, mas... quero vivê-la devagarinho, como quem come um prato saboroso, quero experimentá-la de mansinho como o sol que corta a noite colorindo o céu. 

A felicidade é meu prato preferido, quando não a tenho, tenho pressa... tudo fica ligeiro, sério, triste, as lágrimas saem apressadas, ternas, quentes, a cidade corre ardente, barulhenta, inóspita. Nesse momento, curto a ausência da felicidade. Que mais se pode fazer do que se embriagar da tristeza quando ela chega? Aproveitá-la também é sabedoria, é viver.

Mas não dou moleza não, na minha pressa peregrina e crônica, pergunto logo a tristeza: por que veio? Com que finalidade está aqui? Que parte de mim não serve que você veio quebrar? Que parte veio reconstruir? Quer que eu reflita em quê? 

Já sei perdoar! 

E é com pressa mesmo que a expulso de mim, é com pressa mesmo que me acolho, me abraço e me amo. Ando tão com pressa que nem vejo o tempo passar, nem vejo os dias voarem, nem vejo quando a felicidade bate à porta, meu desejo mesmo é que ela entre sem pedir, a casa é toda dela. Aí...tudo relaxa novamente, pulsando, vertiginosamente na minha alma, a felicidade faz morada. Adorna meu ser, fico tão preenchida que não sei se rio, se choro, se danço, se canto, às vezes...tudo junto. É que a felicidade é minha alma gêmea, quando está aqui, somos transbordantemente cheias de Deus! O tempo se estica. Os dias e noites preguiçosos se arrastam lentamente, felizes. 


E eu...

sorrio! 


Siomara Spineli

4 comentários:

  1. Interessante reflexão sobre o paradoxo entre a urgência e a serenidade na busca pela felicidade. A felicidade é o estado desejado, mas exige calma e contemplação para ser plenamente vivenciado.

    ResponderExcluir
  2. Ah, minha querida Siomara, que essa felicidade seja sua companhia! Boa sorte e vida longa para essa parceria. Beijos 😘
    Goretti Borges

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”