A CARNE É INDEPENDENTE DO CARGO
O que é um Padre ou Pastor? Quase todos, com raras exceções, são pessoas que estão em contradição permanente. Um amontoado de celulas que discursa sobre um determinado assunto, no caso Deus, e esse amontoado tem dúvidas sobre o que está falando, por isso os desvios psicológicos que o acompanha.
Não me venha dizer que sou conta eles ou não, apenas faço uma leitura dos fatos que direcionam para essa conclusão. Madre Tereza de Calcutá, por exemplo, correspondia-se com um religioso da sua confiança, e essas cartas foram divulgadas relatando que ela, por muitas vezes, tinha pensamentos duvidosos sobre a existência de Deus.
Agora as redes sociais criticam um religioso que teve as fotos divulgadas em companhia de jovens rapazes. O fato é que, muitas vezes, esses líderes espirituais são humanos como qualquer outro e, por mais que carreguem o peso da responsabilidade de guiar os outros, também lidam com suas próprias incertezas e fragilidades.
A sociedade parece ter uma expectativa inatingível em relação a eles, como se fossem imunes a falhas ou crises internas. Mas é justamente essa dualidade que os torna, paradoxalmente, mais próximos de seus seguidores, pois revelam uma realidade que muitos tentam esconder: a luta constante entre a fé e a dúvida, entre a liderança e a vulnerabilidade.
Ao humanizá-los, talvez possamos começar a compreender melhor o papel desses indivíduos em nossas vidas, sem a necessidade de um julgamento tão rígido.
Heraldo Lins Marinho Dantas
Natal/RN, 24.01.2025 - 13h14min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”