segunda-feira, 13 de novembro de 2023

UMA CAIXINHA DE SURPRESA

 


UMA CAIXINHA DE SURPRESA 


Quando precisar de mim, basta apertar esta cigarra. A enfermeira saiu enquanto o médico estava por vir. Uma boneca, deixada por esquecimento, servia-lhe de companhia. Ao sentir um molhado quente, percebeu o lençol sujo de sangue. Enfermeira! Um copo foi derrubado enquanto ela procurava apertar a cigarra: estou perdendo o bebê!

Já havia se recuperado quando uma injeção estava para ser aplicada. Tinha apenas dois meses de gravidez, não era? Ficou calada, pois se deteve no "tinha" que ele havia falado. Virou o rosto depois que o médico confirmou não ter sido possível dizer o sexo. Agora durma enquanto fazemos a curetagem. Ela queria estar sem dor, dúvida ou ansiedade; queria ser igual à boneca que ainda permanecia posicionada com igual olhar em sua direção. Ficou jurando para aquele brinquedo que jamais iria tentar uma nova gestação. 

O marido chegou para buscá-la. Flores entregues com sorrisos e o boa sorte das enfermeiras lhe fizeram bem. Durante o percurso para casa, ela falava da sua decisão. Quem perguntou por você foi nossa amiga do restaurante, vamos passar por lá? Sim, pode ser. Aproveitamos e almoçamos. Nem estou com fome. Você precisa se alimentar direito. Quer me ver gorda, não é? Que é isso querida, apenas sendo gentil. Você não queria aquele bebê, eu sentia que você o rejeitava. Desculpe-me se não consegui expressar meus sentimentos. Estou muito ocupado com minha tese e quase não sobrava tempo para sua gravidez. Pois saiba que quando uma mulher fica grávida precisa de mais atenção do marido. É, minha mãe dizia isso, eu sei, só que eu estava, como já disse... mas eu desejava muito ser pai. Agora é tarde, meu bem, ironizou, pois não vou querer outro. Você já falou isso mais de dez vezes. E vou dizer mais até você me abandonar, como sempre quis fazer. Pronto, chegamos. Por favor, bote uma cara simpática. Nossa amiga não tem nada a ver com isso.

Olá gente bonita! Sentem-se! Hoje é por conta da casa. Fiquei preocupada com você, sabia!? Espero que tenha recebido minhas cartas. Recebi e li todas, só que não as guardei. Estava enjoada, como ainda estou. Isso passa e daqui a pouco vai estar feliz novamente com outro na barriga. 

Os anos se passaram e as previsões se concretizaram.  

O meu filho já sabe ler e escrever muito bem, inclusive muitas outras línguas ele já domina com segurança. Onde ela chega o discurso é um só como se fosse a responsável por ele ter nascido superdotado. A atendente da clínica estava chateada por ter que ouvir vaidades maternais todos os dias.   

Mamãe, eu já sei como as crianças nascem, disse o menino ao terminar a pesquisa. Mesmo ele sendo muito inteligente e sadio, isso não o isentou de sofrer um tapa na boca ao cuspi-la quando ela mandou que fosse escovar os dentes. O problema é que nas datas do seu aniversário, quando perguntado o que gostaria de receber de presente, ele queria saber se poderia trocar o presente pelo direito de surrar a mãe. Quando tentavam convencê-lo ao contrário, ele dizia que um dia iria poder fazer sem precisar pedir autorização. Nessa hora, ela ficava se questionando qual seria o comportamento daquele que foi para o ralo. 


Heraldo Lins Marinho Dantas

Natal/RN, 13.11.2023 – 07h23min.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”