terça-feira, 14 de março de 2023

CASTRO ALVES E MARIELLE FRANCO EM 14 DE MARÇO - Gilberto Cardoso dos Santos

 


CASTRO ALVES E MARIELLE FRANCO EM 14 DE MARÇO

14 de março é um dia duplamente significativo. Tornou-se o Dia Nacional da Poesia, estabelecido em homenagem a Castro Alves, o poeta dos escravos; e também dedicado, a partir de 2018, à memória de Marielle Franco, assassinada nessa data.

Ambos, afrodescendentes; ambos eloquentes, famintos e sedentos por justiça. Um na prosa outro na poesia, fizeram de sua voz e escrita armas em prol dos  desfavorecidos. Tanto Castro Alves quanto Marielle Franco foram malvistos por causa de seus ideais humanistas.  Arriscaram-se em prosa e verso.

 Em ABC de Castro Alves, Jorge Amado o descreve como “um democrata na mais pura acepção da palavra” e o chama de “pai da poesia negra da América”. Apesar de Leminski belamente ter dito que a poesia é um inutensílio, vemos nos versos de Castro grande utilidade.

A feminista Marielle, múltipla em seu lugar de fala, era poética em sua prosa. Disse ela: 

“As rosas da resistência nascem no asfalto. A gente recebe rosas, mas vamos estar com o punho cerrado falando de nossa existência contra os mandos e desmandos que afetam nossas vidas.” 

"Lutar com palavras é a luta mais vã", escreveu o poeta Drummond. E muitas vezes é assim que nos parece. Mas Marielle incomodou tanto com seus discursos que tentaram silenciá-la da forma mais brutal. À semelhança do que ocorreu com Abel, seu exemplo e martírio não param de clamar. Marielle era um poema. Quantos versos e canções a ela têm sido dedicados desde então!

Hoje, O Dia Nacional da Poesia não é mais comemorado no Brasil em 14 de março, pois foi mudado para 31 de outubro em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade. Uma pena isso ter ocorrido.

Castro Alves e Marielle viveram poeticamente. Colocavam-se no lugar dos injustiçados, sofriam com eles. Falaram pelos sofredores.

Nada melhor que tê-los em um mesmo dia, unidos pelo olhar poético.


Gilberto Cardoso dos Santos



2 comentários:

  1. Verdade, poeta. Dois ícones da defesa dos oprimidos. Com discursos de combate social.

    ResponderExcluir
  2. Em 2022 eu escrevi um poema no qual dizia que o 14 de março era também o DIA NACIONAL MARIELLE FRANCO, o que, parece-me, foi promulgado pelo atual governo federal, agora, em 2023.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”