CASTRO ALVES E MARIELLE FRANCO EM 14 DE MARÇO
14 de março é um dia duplamente significativo. Tornou-se o Dia Nacional da Poesia, estabelecido em homenagem a Castro Alves, o poeta dos escravos; e também dedicado, a partir de 2018, à memória de Marielle Franco, assassinada nessa data.
Ambos, afrodescendentes; ambos eloquentes, famintos e sedentos por justiça. Um na prosa outro na poesia, fizeram de sua voz e escrita armas em prol dos desfavorecidos. Tanto Castro Alves quanto Marielle Franco foram malvistos por causa de seus ideais humanistas. Arriscaram-se em prosa e verso.
Em ABC de Castro Alves, Jorge Amado o descreve como “um democrata na mais pura acepção da palavra” e o chama de “pai da poesia negra da América”. Apesar de Leminski belamente ter dito que a poesia é um inutensílio, vemos nos versos de Castro grande utilidade.
A feminista Marielle, múltipla em seu lugar de fala, era poética em sua prosa. Disse ela:
“As rosas da resistência nascem no asfalto. A gente recebe rosas, mas vamos estar com o punho cerrado falando de nossa existência contra os mandos e desmandos que afetam nossas vidas.”
"Lutar com palavras é a luta mais vã", escreveu o poeta Drummond. E muitas vezes é assim que nos parece. Mas Marielle incomodou tanto com seus discursos que tentaram silenciá-la da forma mais brutal. À semelhança do que ocorreu com Abel, seu exemplo e martírio não param de clamar. Marielle era um poema. Quantos versos e canções a ela têm sido dedicados desde então!
Hoje, O Dia Nacional da Poesia não é mais comemorado no Brasil em 14 de março, pois foi mudado para 31 de outubro em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade. Uma pena isso ter ocorrido.
Castro Alves e Marielle viveram poeticamente. Colocavam-se no lugar dos injustiçados, sofriam com eles. Falaram pelos sofredores.
Nada melhor que tê-los em um mesmo dia, unidos pelo olhar poético.
Gilberto Cardoso dos Santos
Verdade, poeta. Dois ícones da defesa dos oprimidos. Com discursos de combate social.
ResponderExcluirEm 2022 eu escrevi um poema no qual dizia que o 14 de março era também o DIA NACIONAL MARIELLE FRANCO, o que, parece-me, foi promulgado pelo atual governo federal, agora, em 2023.
ResponderExcluir