domingo, 19 de março de 2023

AVANÇOS PRISIONEIROS



 AVANÇOS PRISIONEIROS 


Com o novo aplicativo, basta ir falando para que o texto vá tomando forma. É fantástica essa tecnologia de "aparafusar palavras" como se fosse uma montadora de automóveis. 

Se antes eu sentia dificuldade em "cravar" o raciocínio, agora em poucos minutos estou desocupado. Claro que o texto vai sendo construído sem a pontuação, mas um "ponto" aqui e uma "vírgula" acolá nunca matou ninguém. 

Neste momento, fico em silêncio contando os segundos necessários para que a função seja desabilitada. Em fase de teste, descobri que se nada for dito é imprescindível clicar novamente no espaço em branco para só então o desenho do microfone reaparecer. 

Cheguei ao futuro tanto imaginado e fico esperando que o avanço tecnológico apresente um aplicativo que, sozinho, aprenda por nós, construa pontes etc. Esse é o sonho dos preguiçosos sendo realizado, ainda bem, pois eu já nem aguentava tanto digitar "do, de, que."

Daqui a pouco, qualquer pessoa poderá ser transformada em Machado de Assis, José de Alencar ou mesmo em Shakespeare, desde que ela consiga concatenar e expor as ideias através da fala.

Depois virão outros aplicativos para habilitar o pensamento, um específico no registro dos sonhos, pesadelos, e até para formatar esquecimento existirão vários. Fico a imaginar que após cada noite dormida teremos um "tijolo" pronto para ser publicado.

Se a pessoa sonhar e não se lembrar, vai ao aparelho conferir o que o seu inconsciente "vomitou" durante a noite. Coisas que vivem enclausuradas virão à tona sem que o sonhador possa ser levado aos tribunais pelo que guardou no pensamento. Poderemos acessar os nossos planos maliciosos e também atos falhos carregados de significados, sem esquecer que a nossa essência estará sendo exposta através do que foi registrado. 

Dizem que menos de 1% do sonhado é lembrado, entretanto com essa "nova tecnologia do amanhã," iremos saber de onde viemos, quem realmente somos e para onde vamos. Alguns defendem que nascemos apenas para a negatividade, pois a vida mostra que uma amizade construída durante décadas vai abaixo com apenas uma ingratidão; apropriação indébita, realizada por um dos sócios, faz a empresa se desmanchar da noite para o dia; basta apontar um dedo que o vizinho se torna nosso inimigo, e é assim que vai se fortalecendo o argumento da negatividade sem nos darmos conta que é isso mesmo que acontece diariamente debaixo do nosso nariz.

Eu sempre gostei de inserir vários assuntos num só tema, agora ficou bem mais fácil. Vou falando e vendo as letras pularem sem fazer nenhuma objeção, e quanto mais vejo o produto final sendo fixado, mais faço discursos pelo simples prazer de discursar. 

Descobri esse novo brinquedo e acho que hoje não durmo por saber que vou poder passar a vida inteira enchendo páginas sem me preocupar com o cansaço. É como se eu andasse com várias copistas anotando o que expresso.

Depois de aperfeiçoado, esse aplicativo irá colocar a pontuação, fará a correção ortográfica, e, pela entonação da voz, escolherá a palavra exata para o preenchimento. Poderei colocar onomatopeias que os sons correspondentes serão ouvidos na mesma hora que os olhos do leitor passar por essas figuras de linguagem. 

Neste momento, a mulher está fazendo pipoca rodeada por um final de tarde nublado, câmbio! Meus textos agora irão ter a "cara de rádio amador," câmbio! Acho que este último parágrafo devo apagar. Nada disso, responde o aplicativo me fazendo refém, câmbio. 


Heraldo Lins Marinho Dantas

Natal/RN, 18.03.2023 - 16h58min.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”