domingo, 20 de novembro de 2022

DEFENSORES DA NATUREZA - Heraldo Lins



DEFENSORES DA NATUREZA


Descobri uma coisa muito importante: o ninho das formigas. Pense numa coisa chata é estar almoçando e de repente uma formiga. Lembro-me dos filmes de faroeste quando o mocinho vinha no deserto e, lá no alto, apareciam os índios. Pronto, é igual às formigas aqui em casa. Só basta deixar um farelo de carne por descuido, e lá estão elas fazendo a festa. 

Os comes e bebes não ficou somente para os humanos. Imagino a formiga mensageira chegando no murundu e falando alto: atenção cambada, apronte-se que há um resto de almoço dando sopa lá em cima, e outra formiga, daquelas que tudo questiona: é sopa? Não idiota, sopa significa que é moleza "filar" essa refeição e quem chegar por último é uma abelha. Sim, porque formiga tem inveja de abelha. 

Não quero ir por esse caminho da inveja, mas eu me peguei com inveja dos urubus essa semana. Vinha eu caminhando e vi uma porção deles, no café da manhã, em cima de um peixe deixado pela maré cheia. Percebi que basta ter asas que a comida é entregue pelo mar. É muita mordomia, e só comem o que está prontinho e temperado com um pouco de bactéria degradante. 

O bom de ser urubu, é que ninguém quer comê-los, nem mesmo as aves de rapina. Já vi uma coruja comer gavião, mas urubu, nunca. Eles são tidos como os garis da natureza, e são mesmo. Se não fosse eles, as praias fediam muito mais porque sempre há peixes mortos trazidos pelas preia-mares. E outra, dizem que a carne de abutre é muito dura, eu mesmo nunca experimentei, contudo, a informação só pode ter sido originada de alguém com muita fome, ou então divulgada por um membro da família Addams.  

Dizem que urubu é bom de farra, e não é à toa que o sapo ficou aleijado por confiar sua ida ao céu dentro do violão de um deles.  

Acho que urubu e cururu são primos, pelo menos na grafia do nome e pelo fato de serem desprezados por nós humanos. Assisti a um filme que uma mulher tinha um sapão de estimação, mas não devo me ocupar em narrar a intimidade deles dois, seria muita nojeira.  

Bom, acho que agora só me resta voltar para as formigas. Com elas podemos fazer de tudo, inclusive colocar veneno para exterminá-las como fiz, sem o menor remorso. Ainda bem que por aqui não há nenhuma associação defensora das formigas. Há os defensores dos cães, dos gatos, de todo tipo de pet, entretanto de formigas, urubus e cururus, nunca vi nenhuma. Será que somos tendenciosos? A arara-azul, o urso panda, esses, todo mundo quer defender, porém para um escorpião só reservamos pauladas, vassouradas e fogo atiçado com querosene. Se alguém perguntar, eu digo: somos civilizados e fraternos.  


Heraldo Lins Marinho Dantas

Natal/RN, 19.11.2022 — 10h05min



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”