sábado, 9 de abril de 2022

ROGÉRIO PIVA: UM ARTISTA INCOMUM - Gilberto Cardoso dos Santos


ROGÉRIO PIVA: UM ARTISTA INCOMUM - Gilberto Cardoso dos Santos

Amigo leitor, quero lhe falar sobre Rogério Piva, artista circense diferenciado; fora do comum não apenas pela qualidade de seu trabalho, mas por causa de sua proposta revolucionária que se confunde com a de vida: levar a arte sem preço onde for possível, principalmente para onde não podem pagar por ela e onde dificilmente chegaria. 

Rogério Piva é de São Paulo, mas aberto a todas as boas manifestações culturais. Impactado pelas apresentações do multitalentoso artista Luis de Assis Monteiro, apaixonou-se pela cultura nordestina. Agregou-a ao seu trabalho. Além de admirável malabarista, tornou-se escritor de literatura de cordel. Seus poemas relatam experiências singulares, bem escritas, vividas em distantes lugares do Brasil e do mundo. Através deles, temos a oportunidade de conhecer melhor o interior deste portador de alegria, cuja felicidade consiste em ver os outros felizes.

Tive a oportunidade de revisar seus textos poéticos  e fiquei feliz em constar como colaborador em cada uma de suas produções. Gostei demais dos aspectos visuais de seus opúsculos. São livretos diferenciados, muito atraentes. Antes dos cordéis, ele publicou um livro em prosa nos falando de suas marcantes experiências em Papua Nova Guiné, intitulado DIÁRIO DE UM MALABARISTA.




Tive a alegria de entrevistá-lo numa live. Você pode ver nossa conversa  clicando em https://www.facebook.com/gcarsantos/videos/10158164294833105/ 




É importante que você conheça o trabalho de caráter inclusivo por ele desenvolvido. Trata-se de ser de grande inteligência e sensibilidade que já teve o privilégio de atuar em 37 países e de ser aplaudido no Vaticano pelo papa Francisco. Não é religioso, porém faz de sua arte um sacerdócio. Já teve oportunidades de ganhar muito dinheiro, mas recusou boa parte das ofertas - eram propostas indecentes, pois o afastavam de seus nobres propósitos. O que mais o satisfaz é o sorriso sincero, o brilho no olhar, a recepção calorosa que derrete o gelo do primeiro contato. Sua humildade, coragem de enfrentar o desconhecido, desprendimento, frugalidade, espírito ético e interesse pelos marginalizados fazem dele um ser relevante, digno de aplauso, de imitação e de todo apoio.










Gilberto Cardoso dos Santos






3 comentários:

  1. Parabéns ao Rogério Piva.
    Faz com a arte, o que Jesus Cristo fez na religião!
    Parabéns a você, Gilberto por reconhecer o trabalho de que faz emerece.

    João Maria de Medeiros

    ResponderExcluir
  2. "Todo artista vai aonde o povo está", parabéns para o grande artista Rogério Piva!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”