domingo, 21 de novembro de 2021

ROXINHA, A FRANGA VIRADA - Poeta Daxinha

 




ROXINHA, A FRANGA VIRADA


(escrito em linguagem matuta)


I

No miado de São João

A minha véia falou:

“Já que a terra moiou,

Me dê uma opinião

Vai havê mio e feijão

Vou deitá uma galinha!”

Ajuntou uns zovim que tinha

Na galinha que chocou

Um bocado inda gorou

Mais tirou cinco pintinha.

II

Cum trei ou quato sumana

As bichinha já crescida

Passava o dia escondida

Nas foia da jitirana

A véia, muito bacana,

Tratava cum muito gosto

Muitas vez o só já posto

Ela ia buscá na saia

E dizia: “Pode sê que a chuva caia

E dá prejuízo e desgosto”.

III

As bichinha se criano

Cumeçô nascê peninha

Abandonaro a galinha

Já tavam cacarejano

As cucuruta omentano

Conde eu chamava elas vinha

Azulada, Pintadinha,

Cajaquinha e Sabiá

Mais pra nus atrumentá

Foi uma tá de Roxinha.

IV

As zota quatro crescida

A Roxinha, mais miúda,

Mais safada e abiúda,

Semveigonha e inxirida

Quis dá uma de sabida

Se infregano em Miguelão

Caqueles baita isporão

Pegôla disprivinida

Que ela ficô ritrucida

Agaxadinha no chão.

V

Essa cena aconteceu

Lá dibaxo do pulêro

Cu galo véi do terrêro

A Roxinha se perdeu

Adispois entristeceu

Cuma quem ficô cum medo

Anda na ponta dos dedo

Já se nota a diferença

Tudo isso é quem num pensa

E cai na vida muito cedo.

VI

Agora a franga assanhada

Nem acompanha as irmã

Todo dia, de menhã,

Fica alí discunfiada

O só sai e ela atrepada

Nem do pulêro num sai

E quando anda é só atrai

Nem liga pas irmãzinha

Num é franga nem é galinha

Se perdeu nova demai.

VII

As zôta quato donzela

Parece que intendêro

De lá pra cá resorvêro

Nem sequé andá mais ela

Todo dia é uma novela

O Miguelão de amô novo

Eu, ai vez, inté me comovo

E penso: “Vai sê lamentáve

No dia que essa miseráve

Fô pô seu premero ovo”.

VIII

A véia fica zangada

Puique todo dia eu falo

Num boto a cuipa no galo

Só sei cuipá a coitada

Diz: “Dêxe a franga assossegada

Vá cuidá da sua luta!”

Eu digo: “Véia, me iscuta,

O queu sinto é muita pena

Dessa pobi tão pequena

Já na vida de prostituta!”




Um comentário:

  1. Baseado em fatos reais kkkkkkkk Muito obrigada pelo espaço, querido Gilberto!! 😉

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”