sexta-feira, 12 de março de 2021

TROVAS SOBRE VIDA MODERNA NA VISÃO DE KUCZYNSKI - Vários autores

 




Obra de  Pawel Kuczynski 
1

Sua infância, presa à tela

do celular como é,

nunca há de ser mais bela

que a de Robinson Crusoé.

Gilberto Cardoso dos Santos PB e RN

2

Navegando, visou mares

nunca dantes navegados.

Não respirou novos ares,

sonhos foram naufragados.

Gilberto Cardoso dos Santos PB e RN

3

As semanas se esvaíam.

O pai, a mãe e a filha

à telinha se prendiam,

cada qual na sua ilha.

Gilberto Cardoso dos Santos PB e RN

 4

Quantos Robinson Crusoé

modernos, no celular,

buscam consolo na fé

de o Big Data os salvar.

Gilberto Cardoso dos Santos PB e RN

5
Os avanços fascinantes

da Internet causam espanto:

nos transformam em navegantes

sem que saiamos do canto.

Gilberto Cardoso dos Santos PB e RN

6

A crise existencial

pulsa na sociedade,

pois o mundo virtual

não trouxe a felicidade.

Gilberto Cardoso dos Santos PB e RN

7

Hibernamos fascinados

pela tecnologia,

voluntariamente ilhados

num mundo de fantasia.

Gilberto Cardoso dos Santos PB e RN

8

 Uma família dispersa

com celular, toda hora.

E aquela boa conversa?

Só"amigos" do mundo afora.

Silvia

9

A tecnologia afasta,

daqueles que convivemos.

A família se desgasta,

não é isso que queremos!

Zilnete Moraes

10

Fecha a porta e a janela,

com ninguém mais compartilha, 

 seu olhar preso na tela ....

Vive só,  em sua ilha!!

Dulce Sampaio

11

Solitários no egoísmo,

somos ilhas, hoje em dia, 

imersos no  automatismo

da vida que se esvazia.

     Janilce

12

Em que mundo nós vivemos ?

Na Terra, aldeia global,

pequenas ilhas seremos:

presente já dá sinal.

Malu Bontorin

13

Quer. sentir - se  solitária ,

numa  ilha , sem amor?

Use na vida diária

celular, computador

     Ariete Regina

14

 Na ilha informatizada,

com amigos virtuais,

sua carícia é esboçada

com "memes" eventuais.

Márcia Jaber

15

Nasci livre, sem algemas,

e, a partir desta premissa,

tenho, na vida, por lemas,

a Liberdade e a Justiça.

(BessanT)

16

Com tanta tecnologia 

no alcance de nossa mão,

dominados de magia,

caímos em solidão.

Melanialudwig

17

A não ser o pensamento 

quase tudo compartilha, 

por isso, em nenhum momento, 

o homem consegue ser ilha!...

Elias Pescador

18

Todos presos -  quem se esquece? -

ao jugo dessa internet.

Quem dera se alguém nos desse

liberdade… quem promete? 

(José de Castro)

19

Não sou um Pawel Kuczynski 

pois eu não sei desenhar.

Quem me dera ser Leminski,

haicai solto pelo ar.

(José de Castro) 

20

Em era de escravidão,

presos a um celular,

nossos dias todos são

sem amigos pra abraçar.

(José de Castro) 

21

A sociedade moderna

quer me calar mais que tudo, 

mas eu tenho a trova eterna

que jamais me deixa mudo.

(José de Castro) 






2 comentários:

  1. Belas trovas. Parabéns, Gilberto Cardoso.

    Patativa do Assaré - Cearense

    Poeta, cantô de rua,
    Que na cidade nasceu,
    Cante a cidade que é sua,
    Que eu canto o sertão que é meu.

    Se aí você teve estudo,
    Aqui, Deus me ensinou tudo,
    Sem de livro precisá
    Por favô, não mêxa aqui,
    Que eu também não mexo aí,
    Cante lá, que eu canto cá

    ResponderExcluir
  2. Belíssimas trovas! Retratam bem a realidade de hoje!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”