quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

GERUNDINA - Nelson Almeida

 


GERUNDINA


Três coisas atormentam a humanidade: medo da morte, não saber o que há após a morte e o

gerundismo de Atendente de Telemarketing. Gilberto, estupendo professor de Língua Portuguesa,

resolveu, no meio de uma tarde qualquer, ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor

(improfícuo SAC) e cancelar sua TV Por Assinatura. Essa experiência traumática mudou sua vida. Hoje

em dia Gilberto faz tratamento linguístico; ele toma dois gerúndios a cada oito horas e 10 mL de

locução verbal por dia.


–– Bom dia! Meu nome é Gilberto e...

–– Bom dia! Gerundina central de atendimento falando.

–– Gêuquê!

–– Gerundina.

–– Entendi. É o seguinte, eu...

–– Como posso estar te ajudando, senhor?

–– Vejamos, você poderia...

–– Certo, senhor. Pode dizer que eu vou estar anotando.

–– Eu quero...

–– A gente pode estar agendando um atendimento especial pro senhor.

–– Eu posso...

–– Não sei, senhor. Talvez o senhor possa estar ligando mais tarde.

–– Mas eu ainda não falei!?

–– Tudo bem, senhor. Pode falar. Eu vou estar ouvindo.

–– Estou tentando cancelar a...

–– Ah, falando nisso, vou estar falando pro senhor das nossas ofertas de fim de ano.

–– Sei.

–– Por apenas 12x de R$ 9,99 você pode estar adquirindo o...

–– Basta! Não quero adquirir nada, minha senhora! Nada! Quero cancelar minha assinatura. Faz três

meses que pago por 180 canais, mas só tenho acesso a 50. Isso é um absurdo! Ontem mesmo não

assisti a uma matéria na tevê sobre a obra de João Ubaldo.

–– João de quem, João dubaldi!?

–– Não, Gerundina. João Ubaldo Ribeiro é um escritor baiano, foi membro da ABL...

–– Ah, a Associação Baiana de Lamarão.

–– Não.


–– Não!

–– Não.

–– ABL é Academia Brasileira de Letras. João Ubaldo foi um escritor renomado, membro da ABL,

vencedor do Prêmio Camões de Literatura e...

–– O homenzinho do olho cego?

–– Como é que é?

–– Ele tinha um olho cego.

–– Quem tinha um olho cego?

–– Esse tal de Camões que dizia “amor é fogo que arde sem se ver...”, ele era cego, não era? Por isso

ele escreveu “arde sem se ver”.

–– Você aprendeu isso na aula de Literatura?

–– Na aula de música.

–– Na aula de música?

–– Sim. O professor explicou que a Legião Urbana era uma banda de Rock e o cantor...

–– Não, não tem nada a ver com isso! Camões é um escritor português que...

–– Ele é baiano?

–– Não.

–– Você disse que ele é português.

–– Sim, eu disse. Mas não disse que ele fala português, quer dizer, ele falava português, mas não

nasceu no Brasil, nasceu em Portugal.

–– Ah! Ele morreu!?

–– Humhum. Há pouco tempo.

–– Nossa!

–– Esqueçamos Camões e tudo o que a gente não pode ver. Certo?

–– Então você vai estar adquirindo nosso novo plano, senhor? Posso entender assim?

–– Alto lá, eu disse que...

–– Isso é muito bom. Você vai estar recebendo um de nossos brindes.

–– Eu receberei um brinde?

–– Isso mesmo, você vai estar recebendo um brinde especial.

–– Qual brinde?

–– Uma camiseta com os dizeres “Eu amo TV Por Assinatura”.

–– Não quero brinde, quero cancelar minha assinatura.

–– O senhor poderia estar me falando mais sobre o João?

–– João Ubaldo Ribeiro?


–– Esse mesmo.

–– Bem… Ele também venceu o prêmio Jabuti e…

–– Ele é baiano, não é?

–– Sim, ele é.

–– Eu sabia, eu sabia!

–– Sabia o quê?

–– Jabuti, Projeto Tamar, tartarugas… Baiano é fogo!

–– Ajude-me Deus, por favor!

–– E Camões?

–– Esqueça Camões, João Ubaldo, Literatura, Jabuti, ABL ou o raio que o parta.

–– Certo, senhor. O Senhor vai estar comprando o nosso pacote?

–– Não! Não quero pacote algum. Mas quero muito presentear você.

–– Com uma assinatura de 12x de R$ 9,99?

–– Não, com uma gramática.

–– Tem João Ubaldo?

–– Tem.

–– Tem Camões?

–– Tem.

–– Explica o negócio sobre o amor?

–– Explica.

–– O senhor sabe explicar?

–– Sei.

–– O senhor pode estar me explicando? Por favor!

–– A verdade é que Camões tenta explicar o amor usando antíteses e...

–– O que é uma antítese?

–– Eu desisto! Eu desisto!

–– Da assinatura? Fez uma excelente escolha.

–– Desisto de você.

–– Calma, o senhor vai estar enfartando.

–– Eu...

–– Entendo. O senhor pode estar abrindo uma reclamação. Senhor?

–– ...

–– Senhor! Senhor! Por 12x de R$ 9,99….


Nelson Almeida. Natal, 10/02/21. 10:56.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”