sexta-feira, 24 de abril de 2020

A VIRULÊNCIA DAS FAKE NEWS - por Marcos Cavalcanti



A VIRULÊNCIA DAS FAKE NEWS

Foi o dramaturgo Ésquilo, que já no século V antes de Cristo, alertava aos seus concidadãos gregos que: “Na guerra, a verdade é a primeira vítima.” Os séculos passaram e a sua assertiva permanece mais verdadeira do que nunca. Na verdade, a capacidade de propagação da mentira foi potencializada exponencialmente com o aperfeiçoamento tecnológico dos meios de comunicação, em face da ultravelocidade com que circulam as informações em todas as formas de “textos” hoje existentes, sejam dos emotions aos editoriais de jornal, das lives opinativas aos documentários, dos memes aos vídeos diversos. Tudo pode estar impregnado de mentiras, de falsos dados, de meias-verdades. Aos receptores, como defender-se desta virulenta epidemia batizada há alguns anos de INFODEMIA? Não é demais lembrar que a mentira oficializada por alguns governos tem matado no mundo mais do que todos os vírus e bactérias juntos. Só para ficar num único exemplo recente de nossa história, lembram das justificativas mentirosas para a guerra do Iraque? Durante o período em que durou esta famigerada guerra foram gastos mais de 8OO bilhões de dólares e a mortandade entre os iraquianos ultrapassou a catastrófica cifra dos 6OO mil mortos entre civis e combatentes.

O ministro da propaganda nazista Joseph Goebbels propalava que “uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade“. Este sórdido método ganha ainda mais força em momentos de crise ou de “guerra sanitária” como o que estamos vivendo. Pelas redes sociais pululam as fakes news e por mais que existam sites ou organizações tentando combatê-las, a tarefa parece ser a de um Davi contra um Golias, com a diferença de que neste caso, o pequeno hebreu não dispõe nem de uma mísera funda ou pedregulhos para arranhar a testa do gigante, leia-se por gigante as corporações midiáticas de nomes bem conhecidos.

O fato é que é cada vez mais avassaladora a propagação da mentira e os efeitos deletérios são de toda ordem: econômicos, sociais, emocionais, políticos, podendo atingir desde a singularidade de um indivíduo como a coletividade de uma nação inteira. No Brasil, como no resto do mundo, temos verdadeiras fábricas de mentiras a serviço de gente mui graúda, que as financiam diuturnamente movidos por propósitos escusos, mas muito bem definidos em suas estratégias maquiavélicas de poder.
É muito difícil lutar contra o anonimato de um exército de filisteus pagos com o vil metal para difundir fake news, ou lutar ainda contra um outro fenômeno também abjeto que é a desqualificação das pessoas através de desenhos e caricaturas monstruosas e degradantes ou veiculação de vídeos sem o menor respeito à dignidade humana. O atavismo antropofágico destas pessoas não têm limites e não poupam nem crianças nem idosos, todos são jogados na vala comum na busca incessante de curtidas ou coisas que tais.

Mas afinal, existem antídotos ou vacinas eficientes contra esta praga? Existem, mas não é com uma simples picada de vacina ou com uma gotinha antiviral que isto se resolve. É preciso uma profilaxia permanente! Começar pela leitura da Ética a Nicômaco, do velho e sábio Aristóteles, pode colocar qualquer um no bom caminho. Desenvolver o raciocínio crítico, e por meio da razão, aprimorar ao máximo possível o seu próprio “senso ético”. Esta é a melhor forma de escaparmos às mentiras cotidianas e não as propagarmos. Compare as informações, consulte veículos de comunicação distintos e que tenham alcançado alguma credibilidade; verifique minuciosamente as fontes; reflita mil vezes antes de propagar alguma notícia. Veja se ela passa pela velha lição das três peneiras, a da Verdade, a da Bondade e a da Necessidade. Somente quando cada um de nós nos transformarmos em muitos Davis, o Gigante Golias, como um vírus confinado por nossa ação ética, perderá a sua força, ainda que não seja, por óbvio, extinta ou decapitada!


Formado em Letras e Jornalismo, estudante de Filosofia (UFRN). Escritor (poeta e prosador), autor de Viagens ao além-túmulo (poesia), Antropofamélicas palavras (poesia) e de Acontecências - Retratos de meu Inharé (crônicas). É também fotógrafo artístico.


Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário



Um comentário:

  1. Realmente Marcos as fake news são um problema sério, principalmente num país que passou a tratar a mentira de forma oficial.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”