sábado, 3 de fevereiro de 2018

O CORDEL NO FOCO: POSSE DA ANLiC (por Nando Poeta)



O CORDEL NO FOCO:
A POSSE DA NOVA DIRETORIA DA ANLiC EM SANTA CRUZ-RN

A solenidade de posse da nova diretoria da ANLIC, eleita em novembro de 2017, reuniu quase 200 pessoas no Teatro Candinha Bezerra em Santa Cruz-RN no último dia 20 de janeiro. A mesa de posse foi composta por membro da antiga diretoria e personalidades. Após a transmissão do cargo feita por José Acaci que destacou as batalhas do último período que reafirmou a Academia como um polo importante para os cordelistas do Rio Grande do Norte e as conquistas da gestão, como a edição da Antologia da Academia. Em seguida passou a condução para a Presidenta eleita Tonha Mota, que reafirmou:
“Sei que as diferenças existem, mas não irão me impedir de procurar diretrizes comuns. Debatendo e buscando o entendimento das ações encontraremos soluções para o crescimento e reconhecimento do cordel.”
Tonha Mota, em seguida com a presença da nova diretoria, convoca os três novos confrades Hélio Crisanto, Gilberto Santos e Nando Poeta. O confrade Marcos Medeiros passou a proceder o juramento acompanhado pelos novos integrantes da academia.
A fala foi facultada, o Confrade Nando Poeta reafirmou “Somos nós que devemos levantar a bandeira do cordel, da arte independente, rompendo os grilhões da cultura de elite... Minha participação na Academia é meu puro compromisso para a vida, para o emblema, para o brasão do cordel. Será mais uma trincheira de luta para emancipação de nosso povo trabalhador e a poesia é um legitimo ingrediente no caminho de nossa libertação.”
Gilberto Santos aproveitou o seu discurso e fez em verso todo histórico da sua trajetória no cordel. Por último o confrade, Hélio Crisanto fez o uso da palavra e relatou a sua vivência com o mundo do cordel e o orgulho em ingressar na ANLIC.
Após a solenidade de posse, iniciou-se o Espetáculo do Cordel, com apresentações dos poetas: Filipe Borges, José Acaci, Hélio Crisanto, Paulo Varela, Gilberto Santos que abrilhantaram aquela bela noite especial para a poesia cordeliana do Rio Grande do Norte.
Gilberto Santos conduziu uma justa homenagem para o confrade Xexéu declamando um cordel sobre a trajetória do Xexéu na sua vida poética. O poeta de Santo Antonio do Salto da Onça marcando a sua presença na posse. O Xilógrafo Jefferson Campos produziu uma xilo com a imagem do poeta presenteando a matriz ao poeta Xexéu. Em seguida o poeta Xexéu emocionado declama seus versos com muita sabedoria. O poeta Xexéu é o confrade com mais idade da ANLIC.
A programação que iniciou-se as 19 horas teve seu termino ás 22 horas, com a maioria do público presente e emocionado com o brilhantismo da noite no Teatro Candinha Bezerra no centro de Santa Cruz-RN.

NOVA DIRETORIA
PRESIDENTE: Antonia Mota do Nascimento
VICE-PRESIDENTE: Josenira Fraga de Holanda Brasil
1o TESOUREIRO: Rosa Ramos Regis da Silva
2o TESOUREIRO: Tamires Macena da Silva
1o SECRETÁRIO: Marciano Batista de Medeiros
2o SECRETÁRIO: Francisco martins Alves Neto

CONSELHO FISCAL:
TITULARES:
Gutenberg Medeiros Costa
José Acaci Rodrigues
Claudia Borges de Oliveira

SUPLENTES
Antonio Kydelmir dos Santos
Juarez Araujo de Lima
Helio Gomes Soares.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”