terça-feira, 20 de agosto de 2013

COTAS RACIAIS - Alex Rodrigues




Por mais justo que pareça ser tal política social de cunho afirmativo para aqueles que estiveram há anos a margem do sistema social como um todo, principalmente no sistema educacional, em se tratando de um sistema de cotas para ingressar naUniversidade Pública, ainda assim, não vejo essa ação como solução nem como sendo a medida mais justa para cidadãos brasileiros detentores dos mesmos direitos que qualquer um outro - ou até mesmo um estrangeiro residente ou em passagem pelo país - de ver, por parte do poder público, seus diretos garantidos, principalmente no que diz respeito ao direito fundamental e base da democracia, que é a IGUALDADE... por mais que utilizem frases e mais frases...citações e mais citações dos mais renomados autores ou doutrinadores, mesmo assim, continuo achando que nenhum brasileiro, seja ele negro, pobre, índio etc, precise de uma "ajudinha" "esmola" "uma maozinha" do governo pra poder ser "alguém na vida"... pelo contrário, o negro nem nenhum outro brasileiro que foi posto na periferia da ordem econômica dominante quer ser tratado como um ser de intelecto menor, inferior, que não é tão inteligente quanto o loirinho, o branquinho, o riquinho.... não... nenhum quer... o que um país civilizado, honesto com seu povo e evoluído faz é ofertar oportunidades iguais de aprendizagem desde a base.... no seu alicerce... e não soluções paliativas.... que em nada dignificam os sujeitos atingidos por tais ações... mas sim, faz surgir uma divisão, mesmo que imaginária no seio da sociedade, dizendo implícitamente aos brasileiros que existem uns que nascem com uma casta mais elevada.... e portanto, mais inteligentes... e outros...de castas mais baixas... não tão inteligentes que ou recebem do poder público uma esmola pra crescer ou continua sendo apenas mais um negro marginalizado nesse país de contradições... onde se busca perdão pelo passada negro com um véu de divisão !!!
VESTIBULAR: Unicamp dará 80 pontos de bônus a alunos negros, pardos e índios. Processo seletivo foi aberto hoje. Veja mais em http://bit.ly/1619MkJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”