terça-feira, 6 de novembro de 2012

POEMAS AOS Guarani-Kaiowá


O CÉU NÃO NOS PROTEGE - Autor: lalo arias, outubro/2012.

(ao povo Guarani-Kaiowá)
 

já fui onça pintada 
aqui na beira 
do rio Hovy 
fui peixe lá dentro 
vagando lento 
meu avô também 
meu bisavô 
toda a estirpe 
sem pressa 
esteve por aqui 
corri na cabeceira 
saltei da pedra mais alta 
o rio 
me acolhia 
era um abraço do deus 
uma ternura 
desci com o vento 
rolando pela mata 
fui árvore 
colhi frutos sem nome 
afaguei macaco 
plantei mandioca 
criei meus filhos 
dancei a sagrada música 
bebi da sua mágoa 
grande noite de chuva 
me embebedei 
de chuva 
amei as mulheres 
já fui pássaro 
e ninho 

adeus céu 
adeus rio 
adeus terra 
não tenho mais pra onde ir 

 

POEMA DE Rosana Banharoli 

170 almas 
querem deixar 
onde 
170 corpos 
quiseram 
nascer 
193 milhões 
nada a fazer!? 



LAMENTO DE GAIA - Autora: Vanice Ferreira - 25/10/2012 
Em toda a floresta 
A presença encantada de Gaia: 
Em cada Índio, Índia, Indiozinho... 
Pedacinho de terra, raiz, flor, folha... 
Canto dos pássaros, raios de sol 
Em cada gota d’água, 
Passeia o arco-íris de Gaia 
A cada vida perdida: dor, silêncio: 
O lamento de Gaia ecoa, explode! 
Ao sentir as batidas de mais um do coração que parou... 
Até quando? 



incontacta - (Solidária aos Guarani-Kqiowás - Nydia Bonetti) 
e por não ser 
de nenhuma tribo 

- em qualquer tribo 

serei sempre 
estrangeira 

... 
última da estirpe 
remanescente 

- quase... extinta 

vulnerável 
tribo de um só.

bonde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”