terça-feira, 28 de agosto de 2012

FAZENDA BOM JARDIM – Hélio Crisanto




Recentemente visitei a fazenda Bom Jardim, localizada na zona rural de Goianinha - RN, que fica a mais ou menos  uma hora de Natal. Um antigo engenho secular que em 2007 foi tombado como patrimônio histórico-cultural do nosso estado. O casarão rústico é uma espécie de museu , abrigando em seus cômodos móveis e objetos dos seus antepassados, e até hoje mantém as características originais desde o século XIX. Foi neste lugar que o poeta Mário de Andrade nas suas andanças pelo Rio Grande do Norte, no ano de 1928, conheceu e  apaixonou-se pelo cantador de Coco Chico Antonio, apresentando-o em seguida para o resto do mundo. O local recebe turistas diariamente, grande parte de estrangeiros interessados em conhecer um pouco da nossa cultura. A fazenda  oferece também um passeio em trilhas numa área de mata atlântica ainda preservada, passeio de carruagem, uma saborosa cachaça produzida no seu engenho e comida regional de primeira linha. Quem interessar fazer uma visita é so entrar em contato: fbomjardim@hotmail.com.

3 comentários:

  1. Hélio,

    Um passeio cultural de alta qualidade como esse sugerido por você, e, ainda por cima, regado a cachaça artesanal, só pode ser um sonho!

    Valeu pelo texto e pela sugestão de passeio!

    ResponderExcluir
  2. Valeu a dica, grande Hélio! Só um detalhe, o nosso amigo Mário de Andrade também deu uma passadinha por Santa Cruz. Ele veio em busca dos rastros de Fabião das Queimadas. D. Maroquinha, numa de nossas muitas conversações lá no IESC, é quem me repassou essa informação. Segundo ela, fora o Coronel Mergelino (ou foi O Ferreira de Souza? não prestei bem atenção, pois num sou muito chegado a coroné, não) quem o deu guarida. Por se tratar de um artista e não de um político famoso, quase não teve visibilidade e dizibilidade. Ah, com ele veio também Câmara Cascudo e outros. Se o governador tivesse vindo, com certeza estaria nos compêndios, num é? Mas tem sim obras de Fabião em suas pesquisas, fruto de sua vinda ao RN.

    ResponderExcluir
  3. Bom, depois dessa dica de Hélio, fiquei curiosa pra visitar a fazenda.

    Cristiane Praxedes Nóbrega

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”