quinta-feira, 26 de abril de 2012

"Psicologia Ambiental, Poesia e Cultura da Paz."

MOMENTOS DISCURSIVOS/SIMPÓSIO

No período de 20 a 21 de Abril, próximo passado, promovido pela Laboclínica Trairi e pela Associação dos Poetas e Escritores de Santa Cruz/RN (APOESC), ocorreu o Simpósio: “Psicologia Ambiental, Poesia e Cultura da Paz”.

O diretor da Laboclínica Dr. Aderson Leão saudou os participantes, fez abertura dos trabalhos e apresentou a programação que foi desenvolvida durante o evento, que teve palestras, show poético-musical e programa radiofônico.

A psicóloga Graça Medeiros ministrou palestra sobre cultura da paz e o médico psiquiatra preparou texto-reportagem sob o título: “Da Serra do Doutor a Ilha do Flamengo– Uma Incursão pela Psicologia Ambiental do Rio Trairi”.

A estudante de psicologia Tiara Andrade deu suporte técnico a apresentação da psicóloga Graça Medeiros, que discorreu sobre a temática da cultura da paz, abrindo o ciclo de debates.

Com a admiração da ministrante Graça Medeiros e a escuta atenta da universitária Tiara, o pesquisador Aucides Bezerra de Sales fez a primeira intervenção sobre o que é cultura.
Entre as conferências, ocorridas no salão de recepções da Pousada Riviera, a professora e poetisa Fátima Cavalcante recitou de sua autoria poema sobre a programação e os objetivos do simpósio.
“Laboclínica Trairi / Apresentação genial / Um simpósio com o tema / A psicologia ambiental / Poesia, cultura da paz / E o poético é musical”, eis a primeira estrofe da poesia de Fátima Cavalcante.
“E o objetivo do simpósio? / Tem sim... é desenvolver / Atividades científicas / Socioculturais no ser / Que os temas apresentados / Se queira mais conhecer”, recitou a poetisa.

Entre uma conferência e outra houve uma exposição de esculturas em madeira, instrumentos de percussão, acervo bibliográfico sobre o legado da cultura Indígena, particularmente as nações potiguaras e tapuias.

A mídia eletrônica repercutiu o texto-reportagem apresentado pelo médico psiquiatra e pesquisador social Epitácio de Andrade Filho, sob o título: “Da Serra do Doutor a Ilha do Flamengo – Uma Incursão pela Psicologia Ambiental do Rio Trairi”,publicada pelos Blogs do sargento Andrade e da APOESC.

Texto-reportagem sobre Rio Trairi

O médico Epitácio de Andrade Filho foi apresentado pelo farmacêutico e empresário Aderson Leão como integrante da equipe técnica da Laboclínica Trairi, onde desenvolve atividades na especialidade de psiquiatria clínica.

“Da Serra do Doutor a Ilha do Flamengo”, é uma ‘viagem’ pelo curso do Rio Trairi, desde suas nascentes até a desembocadura, explorando alguns conceitos da psicologia ambiental e suas relações com passagens históricas com a realidade psicossocial das populações ribeirinhas.

A platéia que compareceu as conferências foi por demais seleta e atenta, formada por intelectuais, policiais militares, professores e representantes de instituições públicas.

Com a participação de representantes da secretaria de cultura e de saúde locais ficou proposto levar a apresentação do conteúdo das conferências para outros espaços envolvendo outras clientelas.

2 comentários:

  1. PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA JUNTAS É P/ ARREMBENTAR A BOCA DO BALÃO. KKKKKKKK OU POVO CHKK MESMO!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”