terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Imagens da Noite das Sagas em Ponta Negra


                           Neste dia 23 de Dezembro, no Restaurante Saranda, em Natal, capital do Estado Rio Grande do Norte, os escritores Dudé Viana e Epitácio de Andrade Filho, reuniram amigos, familiares e convidados para um evento cultural chamado “A Noite das Sagas”, quando fizeram uma avaliação do trabalho conjunto realizado durante o segundo semestre deste ano e relançaram seus livros “A Saga Benevides Carneiro” e “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”.

Foto: Ito Ferreira
Escritores Dudé Viana e Epitácio Andrade no palco do Saranda

                            O empresário Carlos Nascimento, proprietário do Restaurante Saranda, organizou um Buffet especial para ser servido aos presentes e disponibilizou toda infra-estrutura necessária para o evento. Na sua equipe de trabalho estavam dois messienses o chef Severino e o garçom Fagner Silva.

Foto: Ito Ferreira
Carlos, Benedito, Epitácio e Fagner

                           Todo evento foi acompanhado pelos olhares atentos do pesquisador Múcio Procópio, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), que também fez brilhante intervenção oral.

Foto: Orley Gurgel
Múcio Procópio atento às falas dos escritores.

                            Durante sua intervenção, Múcio Procópio ressaltou o trabalho desenvolvido por Epitácio Andrade e Dudé Viana em defesa da cultura popular e apresentou elementos históricos relacionados às sagas descritas nos livros relançados.

Foto: Epitácio Andrade
Momento do autógrafo de Dudé Viana para Múcio Procópio.

                            Uma convidada especial foi a historiadora Socorro Fernandes Cruz, pesquisadora da Fundação Cultural José Bezerra Gomes, de Currais Novos/RN, que ressaltou a importância dos livros relançados, em por em evidência atores sociais que foram colocados a margem e invisibilizados pela historiografia oficial. Ao lado de Múcio Procópio, Socorro Cruz enfatizou o papel pedagógico da produção intelectual dos escritores, afirmando aquela construção que estava sendo avaliada no evento está a serviço dos segmentos minoritários da sociedade.


Foto: Tiara Andrade
Socorro e Múcio Sentados. Escritores em pé.

                            O Coronel da Polícia Militar do Rio Grande do Norte Paulo Frassate, que é um grande fomentador do resgate da História do Cangaço, compareceu ao evento com sua família.

Foto: Ito Ferreira
Coronel Frassate entre os escritores

                            O artista circense Alberi Silva esteve presente ao evento cultural, e em conversa com o Casal Frassate e com o escritor Epitácio Andrade aventou a possibilidade de levar “As Sagas” ao Circo do Palhaço Facilita, de quem é seu contramestre de cena.


Foto: Ito Ferreira
Casal Frassate conversando com Epitácio Andrade e Alberi Silva

                             O engenheiro eletricista Orley Gurgel compareceu ao evento com seus familiares e se sentiu lisonjeado com a presença do Coronel Paulo Frassate.

Foto: Ito Ferreira
Orley à esquerda com escritores e Coronel Frassate

                                Os jovens se agendaram pelas redes sociais para participarem do evento, que também recebeu a cobertura da chamada grande imprensa.

Foto: Epitácio Andrade
Jovens prestigiaram ao evento

                         Os familiares dos escritores também prestigiaram ao evento.

Foto: Epitácio Andrade
Familiares dos escritores presentes

                           O empresário Aderson Leão, um dos grandes incentivadores da Associação dos Poetas e Escritores de Santa Cruz/RN (APOESC), esteve prestigiando o evento ao lado do também empresário Cesar Saraiva.


Foto: Epitácio Andrade
Cesar Saraiva e Aderson Leão

                             O psicólogo Alexandre Bosco compareceu ao evento acompanhado por sua esposa e lembrou que vem acompanhando, pela mídia eletrônica, a trajetória cultural dos escritores pelas 10 cidades potiguares e 03 paraibanas.

Foto: Ito Ferreira
Momento do autógrafo de Epitácio Andrade para Alexandre Bosco

                             Os familiares de Dudé Viana ficaram muito contentes com a presença de ilustres convidados. A prima Joselma Carneiro Gurgel está na foto com o escritor Dudé Viana e com a historiadora Socorro Fernandes Cruz.


Foto: Epitácio Andrade
Socorro, Joselma e Dudé

                             O encerramento do evento foi com um show interativo do laureado cantor Zeca Brasil.

Foto: Orley Gurgel
Zeca Brasil, Dudé Viana e Epitácio Andrade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”