quinta-feira, 4 de março de 2021

O GRITO - Trovas legenda (Vários autores)

 

"Eu estava andando pela estrada com dois amigos; quando de repente, o céu se tornou vermelho como sangue. Eu parei e me apoiei contra uma cerca, me sentindo inexplicavelmente cansado. Línguas de fogo e sangue se esticavam sobre o fiorde preto azulado. Meus amigos continuaram andando enquanto eu fiquei para trás, tremendo de medo. Então eu ouvi o infinito grito da natureza."
Edvard Munch, 1892.


1

Munch suportou horrores,

cresceu em meio ao conflito.

Por fim, expôs suas dores

no famoso quadro O Grito.

Gilberto Cardoso dos Santos PB e RN

 2

Vendo o país a ruir

imerso em corrupção,

Sinto ânsias de explodir

como se fosse um vulcão.

Gilberto Cardoso dos Santos PB e RN

3

Nós estamos indefesos

na terrível  pandemia.

Temos nossos gritos presos,

explodimos em poesia.

Gilberto Cardoso dos Santos PB e RN

4

Como quem pega um limão

e transforma em limonada,

Munch extraiu da aflição

obra-prima inusitada.

Gilberto Cardoso dos Santos PB e RN

5

Vendo monstros no horizonte,

querendo calar a dor,

pensou em pular da ponte

por causa de um falso amor.

Gilberto Cardoso dos Santos PB e RN

6

A dor se mostra inerente

a toda forma de vida,

mas no humano consciente,

torna-se mais dolorida.

Gilberto Cardoso dos Santos PB e RN

7

O medo é nosso inimigo,

aniquila a  imunidade.

Eu tenho sempre comigo:

se apoie na animosidade.

Melanialudwig

8

As mãos dos pintores selam, 

sua visão do ambiente,

e na tela elas revelam

o que cada um de nós sente.

Melanialudwig

9

No desespero  final,

entre gritar ou calar,

um inimigo fatal:

o medo de fracassar.

Melanialudwig

10

O grito mudo, calado,

de quem a dor exaspera,

repercute, desolado,

na imensidão da quimera.

Márcia Jaber

11

O mundo irreal me engole,

com seus distorcidos traços

e faz com que eu descontrole,

na vida, todos meus passos.

Márcia Jaber

12

Pior dos meus pesadelos,

revivo dentro de mim:

tinha perdido os cabelos

e isto seria o meu fim.

Márcia Jaber

13

Pelas distorções visuais

de uma mente atormentada,

línguas de fogo, fatais,

trazem a noite algemada.

Márcia Jaber

14

Medo algum não me intimida,

pois minha fé é mais forte.

Nesta engrenagem da vida, 

se preciso, enfrento a morte.

Silvia

15

Mistério sempre intimida,

principalmente se vem

de dentro de uma sofrida

alma confusa de alguém!

    Janilce

16

O homem nunca dá ouvidos

quando a natureza clama:

são sentimentos feridos...

e o rio hoje é mar de lama!...

Elias Pescador

17

Agoniada, sufoco 

um grito dentro de mim...

O meu ser divino evoco,

procuro pelo jardim!...

Regina Rinaldi

18

Vendo a triste pandemia

que se espalha em letal rito,

no peito, explode agonia:

não sou Munch, mas eu grito.

(José de Castro)

19

Nessa angústia de viver ,

sinto pânico e medo,

grato pra sobreviver

na loucura;  meu segredo. 

 Dulce Sampaio

20

Os amigos , se afastaram, 

quem sabe, loucos também, 

desprezo em dor transformaram...

Grito!  Não ouço ninguém!

 Dulce Sampaio

21
Ouço em silêncio e assustado,

de repente um forte grito;

era o grito do passado

na voz do próprio infinito!

Autor: Prof. Garcia.

22

Nestes dias de conflito

É preciso sapiência

Pra saber soltar o grito

No gesto de resistência.

Hélio Gomes (HEGOS)




Um comentário:

  1. É fascinante a diversidade criativa que surge em cada trovador ao observar uma imagem!
    Lindas trovas!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”