domingo, 21 de janeiro de 2018

CRÔNICA DE JOÃO MARIA E OUTRAS HOMENAGENS PELA POSSE NA ANLiC


UM DIA HISTÓRICO: A POSSE DE GILBERTO CARDOSO, HÉLIO CRISANTO E NANDO POETA NA ANLIC  (Joao Maria)


Meus amigos e minhas amigas, depois de um não tenebroso inverno, mas sim de uma seca grande, devastadora, volto a falar sobre um assunto, que mesmo que quisesse, não poderia me esquivar; faço parte desta história. Ou melhor, do começo dela.

Ontem à noite fui ao teatro e levei junto, minha filha Lorrane. Fomos assistir à posse de três grandes nomes da literatura de cordel:

Nando Poeta, Gilberto Cardoso e Helio Crisanto, estes dois últimos, amigos pessoais, a quem tenho grande admiração, pelo caráter, idoneidade e pelos grandes poetas e escritores que são.

Durante a posse, o que pude observar foi um teatro lotado, raro de se ver hoje em dia; uma plateia admirada e a grandeza dos três nomes empossados como os mais novos membros da ANLIC (Associação Norte-rio-grandense de Literatura e Cordel).

Além de um evento pomposo, com um grande cerimonial, belas apresentações artísticas, o que prevaleceu foi vê como se engrandeceu a ANLIC com a entrada dos três poetas e escritores.

Dos três, conheço de perto os trabalhos de Gilberto Cardoso e Hélio Crisanto, poetas por vocação e escritores de grande potencial, com prêmios em nível estadual e Nacional, que até dispensam maiores comentários meus.

Em certo momento achei até tardia a posse dos dois, pois já deveriam fazer parte da ANLIC há muito tempo. Mas como dia o ditado popular, ‘’tudo tem seu dia”, né mesmo?

Depois do exuberante evento, já ao caminho de casa, no carro, minha filha me surpreende e pergunta:

-"Como foi lindo a posse dos seus amigos, não foi, painho?

E disse-me mais:

-’Por que o senhor não é um poeta como eles?” Ri e disse a ela de soslaio:

-Quem sabe um dia, né, minha filha?

Aí, poucos instantes depois, já chegando a nossa morada, surpreendeu-me de novo minha pequena filha, quando me disse:
-Apaixonei-me pelo Felipe Borges.

Não entendi se a paixão seria pela poesia espontânea do pequeno poeta ou pela beleza do garoto poeta.

Para concluir, vou testar depois de muito tempo, minha veia poética:


Posso, portanto afirmar:
Que a ANLIC cresce muito
E não dá pra mensurar
A grandeza destes homens
Vai ela se deslanchar
Pois são estrelas de grandeza
Digo isso com certeza
E quem for vivo verá!



****João Maria de Medeiros é professor, poeta e cronista.


Quanto orgulho desse poeta Santacruzense, Potiguar e Nordestino arretado! Gilberto Cardoso Dos Santos, novo membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Literatura de Cordel. - Dra. Maria Assunção Silva Medeiros

Gilberto Cardoso Dos Santos coloca o nosso Cuité, Paraíba, no topo da poesia popular, nas terras dos Potiguares. - Dr Aristóteles Pessoa

"Parabéns pelo belíssimo eventos um orgulho para nós termos representantes de grande importância dentro do cenário cultural que possam levar a cultura e nome da nossa terra pra um patamar de grande repercussão. Obrigado aos poetas:Gilberto e Hélio. Valeu!"
Luiz Antonio

Dessa cerimônia de posse dos novos membros da ANLIC. Foi tudo lindo. Parabéns em especial a Hélio Crisanto e Gilberto Cardoso Dos Santos. Muito orgulho pra nosso povo, nossa cultura, nossa poesia. - 
Cecília Nascimento

Parabéns!!! Foi muito especial poder abraçar vc, Gilberto, nesse momento único!! Um grande abraço; fique com Deus!!! - Jaci, Cláudio e Kauã


Parabéns pelo belo evento,uma cultura Rica em conhecimento e improviso,parabéns aos impossados Gilberto Cardoso Dos Santos e Hélio Hélio Crisanto - 

Parabéns aos poetas! O mérito é de vocês e o orgulho é de Santa Cruz!! Cerimônia de posse de Gilberto Cardoso Dos Santos e Hélio Crisanto na Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel - ANLIC. - João Fernandes, repórter da Rádio Santa Cruz

Prestigiando os mais novos membros da Academia Norte Rio Grandense de Literarura de cordel.
Parabéns meus amigos Hélio Crisanto e Gilberto Cardoso 👏🏻👏🏻

Presença de vários poetas , dentre eles o poeta
Xexéu e Marciano Medeiros. - 
Sânia Maria Cabral 

Maria Denise Da Silva Rodrigues: "Eles são orgulho para nossa cidade. É por pessoas como eles que acredito em dias melhores."


Édyppo Alcântara Félix Parabéns imortais! Orgulho para nossa terra!

Minerva Gomes Momento lindo! Parabéns aos novos membros da ANLIC! E a Tonha Mota pela nova direção! Nando PoetaGilberto Cardoso Dos Santos e Hélio Crisanto. Sucesso para vocês e muita poesia para nós😍


Parabéns, meus amigos! Fico feliz demais da conta por vocês! Já seriam imortais pelos seus feitos. Agora, apenas oficializou-se! 👏👏👏👏👏👏 Adriano Bezerra

Ontem entre vários poetas de renome, tivemos a oportunidade de assistir Paulo Varela, tudo isso pelo fato de de dois representante da cultura de nossa cidade Santa Cruz, terem entrado no seleto rol dos imortais da Academia Norte riograndense de Cordéis; Parabéns Hélio Crisanto e Gilberto Cardoso Dos Santos, que vocês continuem trilhando os caminhos da poesia. - 
Jales Costa

Diego Rocha Parabéns aos poetas associados da nossa APOESC poeta imortal Gilberto Cardoso Dos Santos e cantor e poeta imortal Hélio Crisanto Justiça se faça: são dois grandes artistas de mérito! Que continuem sempre à frente da APOESC! Abraço!

José Ferreira Santos Parabéns Hélio e Gilberto...
Como dizia um grande vate, vocês agora são imortais... enquanto a morte não vem. 
No fim das contas é um pequeno reconhecimento a julgar pela grandeza de cada um e do trabalho que vocês desenvolvem .

Gente eu amei tudo gostei de toda receptividade um sucesso!.. O Teatro quase lotado uma cerimonial ista dez o jantar maravilhoso quero parabenizar a todos não faltou nada digno uma solenidade da magnitude que é uma posse de dois acadêmicos  e sem contar que fui privilegiada em ser empossada ao lado de 3 grandes poetas que sempre admirei pelo trabalhos do meu conhecimento com certeza eu fiquei feliz demais já não tinha comentado porque não sou de muitos arroubos mas estava com vontade ... chegou o momento Feliz estou Parabéns novos confrades! .... - Tonha Mota



No último 20 do mês, nossa querida cordelista Tonha Mota assumiu a nova diretoria da Academia Norte-Riograndense de Literatura de Cordel (ANLIC), antes presidida pelo grande poeta José Acaci.
A cerimônia aconteceu no Teatro Candinha Bezerra, em Santa Cruz/RN, no qual fomos calorosamente recebidos pelos poetas da terra Gilberto Cardoso Dos Santos e Hélio Crisanto, empossados juntamente com o poeta Fernando Antônio Soares dos Santos Nando Poeta) como novos membros da academia.
Nosso sábado foi de festa! À tarde, tivemos o prazer de conhecer um pouco mais da história de Santa Cruz ao passearmos pela cidade até o santuário de Santa Rita de Cássia, onde está a maior estátua cristã do mundo, acompanhados pelo turismólogo Carlos.
Houve um delicioso jantar, mas eu dei uma fugidinha para visitar minha amiga-irmã Bruna Lima e família, com meu amor Carlos Leonardo Carneiro e provarmos do maravilhoso picado feito por dona Francisca.
A cerimônia ocorreu às 19h, cheia de animação, muita poesia e música. O poeta Xexéu marcou presença e foi merecidamente homenageado pelo poeta Gilberto Cardoso Dos Santos e pelo xilogravurista Jefferson Campos.
Além da participação dos já citados, apreciamos a poesia de Paulo Varela, Marciano Medeiros e nosso pequeno-grande Filipe Borges.
Querido poeta José Acaci, obrigada por todo amor e afinco dedicados ao cordel para o povo, ao longo de sua presidência.
Querida poetisa Tonha Mota, parabéns!!!
Merecemos-te como nossa presidente, para que continues enobrecendo e difundindo nossa cultura com sua poesia, alegria e força. Sucesso!!!
#tonhamotanossamusa #tonhamotapresidentedocordeldorn
A todos os poetas e amantes do cordel, perseverança e trabalho para que continuemos encantando o mundo com essa cultura que é nossa, com o cordel que é lindo, com a poesia que é arte, com o amor por ele infindo. - Emília Carla Alcides


Cerimônia de posse na Academia norte-Rio-grandense de Literatura de Cordel. Cerimônia realizada em 20.01 2018 no Teatro Candinha Bezerra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”