domingo, 8 de dezembro de 2013

O que é que me falta fazer mais / Se o que fiz até hoje ninguém faz? - Maciel Souza


No Caribe junto ao povo cubano
Consagrei-me excelente fuzileiro
De Mandela eu fui seu conselheiro
Na defesa do povo africano.
Fui pra Roma, fiz parte do decano
Presidindo os santos cardeais
Inventei as seis notas musicais
Fui coveiro, cantor e pai de santo
Tenho verso espalhado em cada canto
E o que é que me falta fazer mais?

Em meu vasto saber na educação
Paulo Freire muito aprendeu comigo
Rascunhei seu projeto bem antigo
“Se aprende também de pé no chão”.
Ensinei em três aulas a Sansão
Fazer armas de ossos de animais
Para Thomas mostrei como se faz
Uma lâmpada elétrica acender
Tirei duvidas do grande Piaget
E o que é que me falta fazer mais?

Portinari quando tinha preguiça
Era eu pra pintar, o felizardo
Escolhi cores para Leonardo
Quando ele pintou a Monalisa.
Se Lobato achou bem esquisita
E dissera não aceitar jamais
Convenci-o, assim “voltou atrás”
Sobre tudo que disse de Anita
Fiz assim nossa arte ser mais rica
E o que é que me falta fazer mais?

Transitei entre Troia e Turquia
Fiz um plano com o grande Odisseu
Na Ilíada Homero escreveu
Cujos fatos narrei em Alexandria.
Foi verdade não foi mitologia
No cavalo, nada tinha de paz
Só deu Grécia nos eventos finais
Com soldados presentes ali dentro
Assisti de Helena ao casamento
E o que é que me falta fazer mais?

Tenho estudo profundo sobre Marte
Pois conheço além da biosfera
Como o Halley, cometa que já era
Ou a lua onde está meu estandarte.
Sei dos astros o nome, cada parte
E das naves que são espaciais
Teorias, pra mim, fundamentais
Todas elas nenhuma desconheço
O meu nome na área tem apreço
E o que é que me falta fazer mais?

De Pasárgada sou amigo do rei
E pra lá sempre vou quando estou triste
Faço tudo que Bandeira me disse
Acrescido de coisas que só sei.
No espelho de Narciso me olhei
Na beleza ganhei deste rapaz
Evitei já três guerras mundiais
Inspirei Edvard pintar o grito
Projetei as pirâmides do Egito
E o que é que me falta fazer mais?

Um comentário:

  1. Atributo a alguns humanos o dom poético. O que você escreveu até hoje na verdade só você o faz. Pelo amor de DEUS! não pare nesta. Gostei demais...é fazer mais e mais e mais... até não dar mais...até o fim...só você e poucos só parem quando não der mais.
    Jadson Umbelino.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”