segunda-feira, 19 de março de 2012

Morre um grande trovador



Morreu ontem e foi sepultado o poeta trovador Francisco Macedo, irmão de Ademar, deixando uma grande lacuna na poesia potiguar. Eis duas das muitas que trovas que estes irmãos produziram:

Em sua homenagem, Ademar Macedo escreveu:

O Deus que tudo faz e que jamais erra,
que fez a terra, o mar, e que fez a luz,
e os meus pais com a aquiescência de Jesus
fizeram Chico Macedo aqui na terra;
um amante da paz que é contrário a guerra
símbolo vivo do amor e do perdão
que já nasceu sem um pingo de ambição,
um pecador, que pra mim não tem pecado;
Muito obrigado senhor, muito obrigado...
Por ter-me dado Macedo como irmão!


HOMENAGEM AO GRANDE POETA FRANCISCO NEVES MACEDO



HOMENAGEM AO GRANDE POETA FRANCISCO NEVES MACEDO
Contemplo à noite, à janela...
e entre as estrelas e a lua,
eu sinto o perfume dela
que no meu quarto flutua.

Vida, a longa caminhada:
- Nascer, viver e morrer.
E ao final sua morada,
você não pode escolher.

Uma cena inusitada,
tão bonita e comovente.
Em ribalta improvisada,
com público inexistente...

Vença o medo, a escuridão...
Desistir, nunca, jamais!
Vá, lute até a exaustão,
perseguindo os ideais.

Só uma prisão eu respeito,
quando rendo-me à paixão...
Qualquer castigo eu aceito,
se a cela é o teu coração!

Uma estrada, uma esperança,
uma mesma direção....
Sonho livre de criança
nas asas do coração!

Um passeio de canoa,
com minha mulher amada,
em Veneza, numa boa.
e eu não queria mais nada!

Proibido proibir,
esse beijo de nós dois.
Eu beijo e vou assistir
o que acontece depois!

Um comentário:

  1. Gil, fiquei triste de saber da morte do poeta Francisco Macedo, um dos poucos a envereder pelos versos fesceninos com muita criatividade. Também tinha uma grande preocupação com a educação. Muitos de seus versos têm cunho pedagógico. Conheci Macedo em 2003, por ocasião do I encontro do Norte e Nordeste de autores literários. Lá trocamos idéias e livros. Uma grande figura humana, com um senso de humor apuradíssimo. Sinto muito e deixo aqui o meu pesar ao poeta Ademar e para toda a sua família.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”