APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores)

A APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores), criada em 03.2010 em Santa Cruz -RN, existe para congregar amantes da cultura, apologistas e produtores da arte da palavra.


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sobre Dr. Epitácio e seu livro - Gilberto Cardoso dos Santos


O trabalho do escritor Epitácio Andrade Filho cada vez mais obtém reconhecimento. Muito oportuno o resgate que ele faz no livro sobre a história dos Limões e sobre a história do cangaço no Rio Grande do Norte. Em linguagem a um tempo simples e profunda, lançou fulgurante luz sobre a Revolta do Quebra-Quilos, evento marcante na história do Brasil.
Dr Epitácio Andrade, esse patuense apaixonado pelo cangaço que tem dado notável realce à história de sua gente, muito tem contribuído com seu trabalho e incentivo para manter viva a chama da cultura popular.
Para esse médico-psiquiatra que se fez historiador, o resgate do passado não pode se reduzir a um amontoado de fatos distorcidos que quase sempre beneficiam a imagem das classes dominantes de cada época.
História tem que ser preto no branco ou, no caso específico da temática tratada em sua obra, preto no brilhante. Todavia, não o "brilhante" fictício de uma verborragia enganadora, própria daqueles que buscam distorcer os fatos, tentando embelezar ou maquiar o que lhes parece feio. O brilho de sua obra está no fato de saber misturar na dose certa sua prosa agradável com a poesia bem estruturada de Gil Hollanda, grande cordelista. Arte e história se unem para contar os fatos de maneira bela e isenta.



Para adquirir o livro, entre em contato pelo (84) 9901 7248 ou vá à Casa da Cultura de Santa Cruz - Palácio do Inharé.

Em Natal, procure a Livraria Siciliano.

Para saber mais sobre a vida do Dr Epitácio, adquira o cordel O Doutor e o Cangaceiro pelo (84) 9901 7248 ou vá à Casa da Cultura de Santa Cruz - Palácio do Inharé.